Em sua busca pela reestruturação das leis imigratórias, o presidente Donald Trump anunciou na quinta-feira, 16, uma nova política de imigração baseada no mérito, que visa aumentar a proporção de migração qualificada para os Estados Unidos e diminuir a concessão por parentesco.

No discurso feito nos jardins da Casa Branca, Trump afirmou que as leis atuais “discriminam os gênios” e “discriminam o brilhantismo” porque a maioria dos imigrantes indocumentados são pessoas pouco qualificadas.

“Nosso plano inclui uma modernização do nosso processo de imigração legal, que é totalmente disfuncional”, disse.
O projeto “Build America” – “Construa a América”, em tradução livre, vai se basear em pontuações de acordo com a qualificação profissional do requerente. Visa conceder mais “green cards” a profissionais e estudantes qualificados, que falem inglês, e menos pelo critério de laços famíliares, como acontece com pai que passa para filho, irmão e etc.

USCIS pode eliminar entrevista em processo de Green Card por casamento

A proposta não agradou os Democratas, que dominam Câmara dos Representantes e deve colocar o governo de Trump novamente em rota de colisão com o Congresso.

Trump disse ainda que seu governo pretende aumentar a segurança na fronteira e reduzir os pedidos de requerentes de refúgio. Segundo ele, a reforma tornaria o sistema de imigração do EUA “invejável” em todo o mundo.

De acordo com o plano, o número de green cards dados a imigrantes permaneceria o mesmo, cerca de 1 milhão por ano, mas eles seriam dados muito mais para estudantes excepcionais, profissionais e pessoas com alto grau vocacional. Fatores como idade, habilidade no idioma inglês e ofertas de emprego também seriam considerados.

Em contrapartida, muito menos green cards seriam distribuídos a pessoas com parentes residentes nos EUA, e a proporção dada à imigração altamente qualificada passaria de 12% para 57%.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, criticou as propostas de Trump. “Eles estão dizendo que a família não é um mérito? Eles estão dizendo que a maioria das pessoas que vieram para os Estados Unidos na história do nosso país não tem mérito porque não tinham um diploma?”

“Certamente queremos atrair o melhor para o nosso país”, disse Pelosi. Mas, segundo ela, “mérito” é uma palavra “condescendente” que significa “mérito aos olhos de Donald Trump.”

Segundo Trump, atualmente, 12% dos imigrantes admitidos nos EUA são legalizados por meio de trabalho e habilidades especiais, enquanto 66% são legalizados por conexões familiares. “Hoje 66% dos imigrantes legais são beneficiados de forma aleatória, apenas por parentesco, não importando o tipo de pessoa que será legalizada. Não queremos mais isso”, disse.

EUA estudam limitar green card para imigrantes que usam benefícios

O anúncio não contempla jovens imigrantes que vieram para os EUA trazidos pelos pais indocumentados ainda crianças, os chamados Dreamers, hoje beneficiados pelo DACA – Deferred Action of Childhood Arrivals.

Trump disse ainda que pretende agilizar a análise dos pedidos de asilo; continuar a construção do muro na fronteira com o México e menores que entram desacompanhados nos EUA serão reunidos com as famílias para voltar ao país de origem.

O post Trump anuncia proposta de mais ‘green card’ para imigrantes qualificados e menos por parentesco apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News