Rolando Rojano descansou a cabeça no travesseiro enquanto se deitava na calçada. Ele estava cansado, disse ele, mas não mais do que em qualquer outro momento desde o início da pandemia . O homem de 45 anos passou a noite de quinta-feira acampado em uma barraca do lado de fora da Trenton Statehouse, pensando em sua esposa, que ele disse ainda estar se recuperando de uma estadia de 20 dias no hospital lutando contra o coronavírus, e sua filha dormindo em seus 2 quartos apartamento em Passaic.

Ele enfiou a mão no bolso para lembrar por que ele veio. Ele retirou uma conta PSE & G esfarrapada por US $ 607,79 – a conta de serviços públicos que ele não consegue pagar há três meses. Rojano leva consigo sempre que sai de casa. “Eu não quero que meus filhos vejam a conta, então eu a levo para quase todos os lugares”, disse ele. Rojano disse que ele e sua esposa perderam o emprego em março – em um restaurante e uma fábrica de tecidos, respectivamente – e nenhum deles é elegível para o desemprego por não ter documentos. Eles não têm como pagar US $ 1.200 em aluguel e centenas a mais em despesas mensais.

Os imigrantes acampam na sede do estado

Como imigrantes sem documentos, o casal e a filha não são elegíveis para nenhum dos programas de assistência oferecidos pelo governo. “É muito estressante, mas temos que continuar lutando”, disse ele em entrevista traduzida do espanhol. “Temos que continuar lutando por todos que precisam de recuperação, porque se pararmos, quem nos dará alívio?” Cerca de 30 imigrantes e advogados acamparam por 24 horas em frente ao Statehouse quinta e sexta-feira, buscando ajuda para aqueles que não receberam fundos de ajuda, incluindo imigrantes sem documentos e suas famílias e pessoas aqui com vistos. Eles estão pedindo ao governador Phil Murphy e à legislatura que forneçam um pagamento semanal de US $ 600 para os indocumentados e cheques de estímulo para famílias deixadas de fora da Lei CARES, que forneceu US $ 1.200 para estímulos e US $ 500 para dependentes.

“Pagamos impostos aqui por 18 anos”, disse Rojano, que disse ter vindo do México há 21 anos. “Também participamos dessa economia, por isso é uma injustiça que tirem dinheiro de nossos cheques toda semana que não podemos acessar quando precisamos.” Um projeto de lei, o S2480 , foi paralisado no Comitê de Orçamento do Senado do estado, que reservaria US $ 35 milhões para verificações de estímulo para imigrantes sem documentos que arquivam impostos de renda estaduais e federais. Poderia fornecer um pagamento único de até US $ 1.000 para famílias com dependentes e US $ 500 para um único arquivador.

Ruiz was New Jersey's most prolific lawmaker last session

A senadora estadual Teresa Ruiz, D-Essex, que patrocina o projeto com o senador estadual Nicholas Scutari, D-Union, disse que o legislador está em uma melhor posição financeira para pressionar o projeto depois que Murphy assinou o projeto de lei. permitirá que o estado peça emprestado até US $ 10 bilhões ao governo federal. “Acho que é importante para todos nós, não importa em que setor estamos, criar uma política que proteja o bem-estar de todas as pessoas que contribuem para o nosso estado”, disse Ruiz, acrescentando que gostaria de levantar os US $ 35 milhões. limite se o financiamento permitir.

Os imigrantes indocumentados que trabalham em Nova Jersey contribuem com aproximadamente US $ 604 milhões em impostos estaduais e locais e mais de US $ 1 bilhão em impostos federais, de acordo com a Make the Road New Jersey , o grupo de defesa de imigrantes de Elizabeth que organizou o acampamento. Murphy, governador democrata do primeiro mandato, disse anteriormente que consideraria um fundo de US $ 600 por semana para pessoas inelegíveis para o desemprego; no entanto, ele enfatizou a crise econômica que Nova Jersey enfrenta.

Quase 1,4 milhão de trabalhadores de Nova Jersey solicitaram o desemprego desde meados de março, com mais de US $ 10 bilhões pagos em auxílio estatal e federal . A pandemia levou todas as empresas não essenciais a fechar, prejudicando a economia do estado. “O governador Murphy acredita que os imigrantes são uma parte crítica do tecido de Nova Jersey e entende que a pandemia do COVID-19 em andamento teve um efeito desproporcional em nossas famílias de imigrantes. O estado continuará trabalhando para encontrar soluções para os moradores que enfrentam dificuldades financeiras, independentemente do status de imigração ”, disse Alyana Alfaro, porta-voz do gabinete do governador.

Sen Teresa Ruiz (@SenMTeresaRuiz) | Twitter

Mas, ainda assim, dizem os defensores, se o dinheiro existe para fornecer grandes incentivos fiscais à Amazon e a outras empresas , há fundos para imigrantes sem documentos. “Se eles não têm dinheiro, por que ainda estão dando isenções de impostos para as pessoas que possuem iates? Se você tem dinheiro para eles, você tem dinheiro para mim enquanto eu ando de bicicleta para trabalhar no calor, na chuva e na neve ”, disse Rojano. Paola Marquez, uma estudante internacional de 26 anos da Colômbia que estuda na Universidade Drew, enfatizou a necessidade de imigrantes durante a crise.

“Não apenas os imigrantes contribuem, somos essenciais em tempos de pandemia. A manutenção das estruturas e instituições caiu sobre os ombros dos imigrantes, e seu bem-estar deve ser garantido pelo Estado ”, afirmou. Marquez disse que chegou a Nova Jersey em agosto de 2019 para iniciar seu mestrado em Drew e continuar sua jornada como pastor ordenado. Mas com o visto de estudante, ela só pode trabalhar no campus. Desde que o campus foi fechado em março, ela disse que vive em seu dormitório sem renda. Ela depende de suas amigas para itens básicos, como tampões e roupas, enquanto usa o pouco dinheiro que tem para pagar sua conta telefônica.

“’Eu tive muitos dias sombrios. Alguns dias sinto que perdi minha dignidade, já que tenho outras pessoas tomando decisões por mim ”, disse Marquez. “Sinto depressão, desespero.” E os comentários de que imigrantes indocumentados não merecem ajuda só aumentam esse desespero, disse Juliette Meneses, 18 anos, cidadã norte-americana, que acampou durante a noite para sua mãe, uma imigrante sem documentos que trabalha em uma fábrica que produz divisores de plexiglás para reabertura de empresas. “Embora minha mãe esteja trabalhando, ela não recebeu EPI, não havia distanciamento social. Não conseguimos ajuda se ela adoecesse ”, disse ela, notando que uma das colegas de trabalho de sua mãe morreu de COVID-19. “Estou sempre com medo da minha mãe, e é por isso que estou aqui.” Se a legislatura aprovasse esses projetos, Marquez disse que daria “continuidade aos imigrantes”. “Estamos apenas pedindo o mínimo: sabendo que temos o suficiente para nos alimentar, sabendo que temos um teto sobre nossa cabeça, sabendo que ficaremos bem”, disse Marquez, voluntário da Wind of the Spirit , uma organização religiosa. grupo de defesa de imigrantes em Morristown. Apenas essa segurança seria suficiente para Rojano. “O dinheiro pelo qual estamos lutando ajudaria muito”, disse ele, segurando a nota da PSE & G em seu punho. “Eu poderia finalmente parar de carregar essa conta no meu bolso.” // Fonte: NJdotCom.

Fonte: Brazilian Press