Enquanto os casos de covid-19 não dão trégua, os brasileiros têm buscado maneiras de viajar dentro do país com mais segurança. Alugar uma casa nos arredores de São Paulo, de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro e mudar o cenário de isolamento tem sido uma opção. Mas, se você e sua família querem se deslocar um pouco mais, a Serra Gaúcha pode ser uma ótima alternativa. 

Seja para curtir a Cascata do Caracol ou um passeio pelo Lago Negro, seja para afogar as tensões de 2020 em quantidades industriais de chocolate e fondue, conhecer Gramado e Canela pode ser um programa em família, a dois ou solo. 

Gostou da ideia? Confira uma lista de casas charmosas e bem localizadas nas duas cidades. A seleção leva em consideração o número de vezes que o anfitrião hospedou, as avaliações e, claro, a acomodação em si. 

Chalé a poucos metros da Catedral de Pedra (Canela)

A aconchegante sala de chalé no centro de Canela (RS) O aconchegante chalé fica em um condomínio fechado e está a um pulo da Catedral de Pedra

O aconchegante chalé fica em um condomínio fechado e está a um pulo da Catedral de Pedra (Divulgação/Reprodução)

A casa: O chalé não é cercado por um gramado – faz parte de um condomínio – mas recupera todo charme campestre com a decoração em madeira. Com uma vantagem: fica perto de uma das principais atrações de Canela, a Catedral de Pedra. Pode acomodar até 6 pessoas em dois dormitórios, mas o ambiente mais charmoso é mesmo a sala, onde está a lareira. Para entrar no clima, os anfitriões recebem os hóspedes com uma garrafa de vinho. 

Comentário de quem já alugou: “Foi incrível. A Renata e o Israel são excelentes anfitriões. Tiraram todas as nossas dúvidas e deram todo suporte que precisamos para que nos sentíssemos realmente em casa. A casa é excelente. Super aconchegante e bem no estilo de Gramado e Canela. Super bem localizada, a uma quadra da famosa igreja. Tem tudo a alguns passos de distância (restaurantes, bares, mercado, farmácia…). Com certeza recomendo.” Renato, agosto de 2020

Reserve o Chalé a poucos metros da Catedral aqui

Sítio dos cogumelos (Gramado)

Este chalé do Sítio dos Cogumelos parece saído dos contos de fada Chalé integrado ao verde da paisagem próximo a Gramado (RS)

Chalé integrado ao verde da paisagem próximo a Gramado (RS) (Divulgação/Reprodução)

A casa: Essa acomodação parece saída de um livro de conto de fadas. Construída como uma continuidade do gramado, com teto verde, tem janelas arredondadas, paredes de tijolos e um clima para lá de aconchegante. Os anfitriões têm outra casa do estilo na mesma propriedade, o Sítio dos Cogumelos, que fica na Linha Ávila Alta, a 4,3 km do centro de Gramado, com acesso asfaltado. É possível conhecer o cultivo dos fungos e, claro, apreciar o “frescor do ar serrano” e o céu estrelado. 

Comentário de quem já alugou: “A casa é pura poesia. Extremamente confortável, limpa e cheirosa. Em meio a um jardim muito bem cuidado, proporcionando uma integração com a natureza e uma experiência única. Os cogumelos, os cavalos e a cachorra Aira foram uma atração à parte. Lugar maravilhoso para alimentar a alma e se conectar intensamente com a natureza. Um espaço muito especial, inspirador. Dulce é superhost nota 1000.” Marizete, novembro de 2020.

Reserve o Sítio dos Cogumelos aqui

→ Casa no Lago Negro (Gramado)

Chalé no clássico estilo enxaimel próximo do Lago Negro O chalé em estilo enxaimel fica próximo do Lago Negro, uma das principais atrações

O chalé em estilo enxaimel fica próximo do Lago Negro, uma das principais atrações (Divulgação/Reprodução)

Casa: A alguns metros do Lago Negro, a casa fica num terreno de 2 mil metros quadrados, ideal para quem procura silêncio e tranquilidade. Em estilo enxaimel, abusa dos detalhes em madeira e do aconchego da lareira. Tem três quartos com capacidade para até 8 pessoas, mas pets são muito bem-vindos, já que o terreno é todo cercado. 

Comentário de quem já alugou: “Casa em excepcional localização, muito confortável e bem equipada. O terreno é sensacional, super espaçoso, cheio de árvores e comodidades como rede, local para fogueira, e muito verde. Experiência sensacional!” Diego, outubro de 2020.

Reserve aqui a casa no Lago Negro

Chalé Alemão no Lago Negro (Gramado)

Sala de jantar com vista para o solário e o verde de chalé em Gramado (RS) Sala de jantar com vista para o solário e o verde de chalé em Gramado (RS)

Sala de jantar com vista para o solário e o verde de chalé em Gramado (RS) (Divulgação/Reprodução)

Casa: Se a sua ideia é se isolar, você achou seu refúgio. Esse chalé em estilo alemão próximo do Lago Negro não tem internet e nem sempre o sinal de celular pega. Construído numa área preservada de xaxins, plátanos e pinheiros, tem uma mesa ao ar livre e um solário, perfeitos para aproveitar a natureza em dias mais quentes ou mais frios. 

Comentário de quem já alugou: “O chalé é muito legal. De certa forma, é como voltar no tempo e viver numa casa no meio da floresta, embora estando no meio da cidade. Os xaxins, a cobertura de musgo no chão e as árvores em volta dão essa impressão. É para quem quer sair dos padrões modernos de construção e curtir um visual de natureza. O atendimento foi gentil, agradável e eficiente.” Marco, dezembro de 2019

Reserve o Chalé Alemão no Lago Negro aqui

Bangalô do Xaxim (Gramado)

Esta casinha suspensa em estilo escandinavo acomoda bem um casal em Gramado (RS) Esta casinha suspensa em estilo escandinavo acomoda bem um casal em Gramado (RS)

Esta casinha suspensa em estilo escandinavo acomoda bem um casal em Gramado (RS) (Divulgação/Reprodução)

Casa: Essa casinha suspensa pode ser a acomodação perfeita para um casal. No único ambiente de um minimalismo escandinavo, a cama, o frigobar e o forno microondas são o suficiente para a estadia. O bangalô fica a 500 metros do Expo Gramado, onde acontecem os shows de luz do Natal. 

Comentário de quem já alugou: “Maravilhoso! Parece que você está hospedado numa casa da árvore. A anfitriã é muito atenciosa! Quando chegamos, tinha biscoitinhos caseiros pra gente no quarto! Tudo de muito bom gosto e qualidade! A cama é uma delícia! Lá dentro tudo personalizado e bem estiloso! Gostei muito e super indico! E, apesar de ter uma ‘floresta’ ao redor, não tinha nenhum tipo de bicho ou mosquito no quarto.” Marina, novembro de 2020.

Reserve o Bangalô do Xaxim aqui

Casa com 4 suítes (Canela)

Nesta casa em Canela, o fogão campeiro se mistura a uma decoração contemporânea Nesta casa em Canela, o fogão campeiro se mistura a uma decoração contemporânea

Nesta casa em Canela, o fogão campeiro se mistura a uma decoração contemporânea (Divulgação/Reprodução)

Casa: Se a família ou a turma for grande e você quer fugir do tradicional estilo campestre, este sobrado em Canela pode ser a escolha ideal. A decoração tem toques contemporâneos e industriais e ambientes amplos e integrados. Fica a 3 minutos do centro da cidade e acomoda até 12 pessoas em quatro suítes. 

Comentário de quem já alugou: “A casa é excelente, com uma belíssima vista da serra e uma ampla sala integrada à cozinha e à churrasqueira. Tudo muito bem cuidado e limpo, uma excelente opção tanto para famílias como grupos maiores. O local é ótimo para quem quer estar em uma vizinhança mais isolada, mas ao mesmo tempo a 10 min do centro de Gramado. A comunicação foi sempre ágil, e o processo de check-in e check-out simples e rápido. Recomendo fortemente.” Everton, junho de 2020. 

Reserve a casa com 4 suítes aqui

Sobrado estilo alemão (Canela)

Sala de chalé com decoração típica do campo na Serra Gaúcha Esta casa em estilo campestre acomoda famílias e grupos maiores na Serra Gaúcha

Esta casa em estilo campestre acomoda famílias e grupos maiores na Serra Gaúcha (Divulgação/Reprodução)

Casa: Se o grupo for grande – até 13 pessoas – e busca por um ambiente com decoração típica, este chalé em estilo alemão é uma boa pedida. É todo em madeira, com uma mesa de jantar que acomoda 10 pessoas e uma lareira para garantir o aconchego nos dias mais frios. Apesar do estilo campestre, a localização, no centro, permite ir caminhando até a Catedral de Pedra e o comércio. 

Comentário de quem já alugou: “Casa impecável, muito charmosa e estilosa! Jardim incrível, muito bom tanto para criança quanto adultos. Foi ótimo ficar na rede ouvindo os pássaros e relaxando, tranquilidade boa demais! Amamos cada detalhe de nossa estadia, Nilton muito cuidadoso e receptivo, nos indicou uma ótima churrascaria para almoçar e adoramos! Luna e Boss extremamente dóceis e fofos. Super recomendamos o local e com certeza voltaremos mais vezes!!!” Mayara, outubro de 2020.

Reserve o sobrado em estilo alemão aqui

→ Flat no Laje de Pedra (Canela)

O flat novinho fica no condomínio Laje de Pedra Janelões e estilo contemporâneo no flat que fica no condomínio Laje de Pedra

Janelões e estilo contemporâneo no flat que fica no condomínio Laje de Pedra (Divulgação/Reprodução)

Casa: Um dos diferenciais desse apartamento é o acesso à infraestrutura do condomínio Laje de Pedra, como piscina aquecida, quadras de esporte e espaço para crianças. Muita luz natural, decoração contemporânea, banheira de hidromassagem e mimos como aquecimento de toalha podem fazer diferença na hora de bater o martelo.

Comentário de quem já alugou: “Foi uma estadia excelente. O apartamento em si é muito bem conservado, com ótimos móveis, lareira, bem espaçoso e variações de iluminação diversas, oferecendo um toque bastante romântico – em especial em conjunto com a lareira. O jardim do local também é bonito, com araucárias e outras plantas típicas. Junte isso a um lago artificial no meio do condomínio, próximo ao hotel, com pouquíssimas pessoas – e alguns patos que lá ficam – e você tem um ambiente similar ao do Lago Negro, mas ainda melhor. O Celiomar foi um ótimo anfitrião, muito atencioso e rápido para responder. Nota 10!” Thiago, maio de 2020.

Reserve o flat no Laje de Pedra aqui

Apartamento a 400m da Rua Coberta (Gramado)

Apartamento novinho perto da Rua Coberta, em Gramado (RS) Pertinho da Rua Coberta, o apartamento é como ter férias sem sair de casa.

Pertinho da Rua Coberta, o apartamento é como ter férias sem sair de casa. (Divulgação/Reprodução)

Casa: Um apartamento novinho e decorado no centro de Gramado. Uma boa opção para quem quer conforto sem abrir mão da localização. Fica a poucos metros da famosa Rua Coberta e ao lado da Aldeia do Papai Noel. 

Comentário de quem já alugou: “Localização incrível, comunicação rápida, check-in e check-out muito rápidos, apartamento muito moderno e bem cuidado! Fernanda é uma excelente anfitriã, muito educada, gentil e prestativa, nos manteve informados o tempo todo sobre as mudanças e medidas de segurança devido a pandemia, flexibilizando a remarcação e satisfação acima de tudo. Desejamos voltar!” Caroline, setembro de 2020.

Reserve o apartamento a 400m da Rua Coberta aqui

Aluguel de temporada é convite ao “faça você mesmo”

Alugar uma casa tem suas peculiaridades. Esqueça mordomias, serviço de quarto, café da manhã e refeições preparadas por terceiros. Sair de casa para uma outra casa pode não parecer férias para alguns. Muitos preferem esquecer por um tempo de obrigações como cozinhar e até cuidar dos filhos. Para esses, continuam valendo os hotéis, que também vêm se adaptando para receber hóspedes com segurança.

Alugar um imóvel para um fim de semana ou temporada mais longa (o home office fora de casa também está virando uma tendência), é continuar a ter a sensação de estar em casa, mas em um outro lugar. Você pode se preparar para isso levando mantimentos suficientes para o período e cozinhar (informe-se com o dono do lugar se a cozinha tem todos os utensílios que você precisa). Levar comida congelada ou tentar descobrir se existe algum delivery também são alternativas.

*A Viagem e Turismo tem uma parceria com o Airbnb e poderá receber uma porcentagem sobre os aluguéis realizados por meio dos links indicados nesta página. As indicações aqui citadas seguem critérios exclusivamente editoriais. A disponibilidade refere-se ao momento da publicação deste post.

Fonte: Viagem e Turismo