Foto14 Urnas eleitorais Câmara apoia voto de indocumentados em eleições municipais
Os imigrantes indocumentados e todos os não cidadãos não podem votar legalmente em eleições federais nos EUA

Os 228 votos a favor e 197 contra fizeram parte de um debate mais amplo sobre as prioridades legislativas dos democratas em 2019

Na sexta-feira (8), legisladores democratas na Câmara dos Deputados defenderam os municípios a favor de que os imigrantes indocumentados votem em suas jurisdições, discordando do Partido Republicano (GOP). A votação representa uma mudança radical com relação há 6 meses, quando a Câmara, sob o controle republicano, votou a favor de proibir a participação de imigrantes indocumentados em qualquer tipo de eleição.

“Nós estamos preparados para abrir o processo político e deixar que todas as pessoas participem”, disse o Deputado Federal John Lewis, democrata da Geórgia e defensor do movimento dos direitos civis, aos colegas quando liderava a oposição à proposta do GOP.

Os 228 votos a favor e 197 contra fizeram parte de um debate mais amplo sobre as prioridades legislativas dos democratas em 2019, o H.R.1, ou seja, o “For the People Act”, o qual inclui mudanças históricas no registro eleitoral e atualizações nas leis de financiamento de campanhas políticas.

A proposta não teria efeito prático mesmo se fosse aprovada. Os imigrantes indocumentados, assim como todos os não cidadãos, não podem participar legalmente em eleições federais.

Fonte: Brazilian Voice