Harvard e MIT processam por causa do ICE exigem que estudantes estrangeiros deixem os EUA se os cursos forem apenas online. O processo foi aberto no Tribunal Distrital de Boston na manhã de quarta-feira (8).

A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão processando o Departamento de Segurança Interna (DHS) e Imigração e Alfândega (ICE) por causa de uma nova política que forçaria os estudantes estrangeiros a voltar para casa se os cursos em que estiverem matriculados forem inteiramente conectados.

New Rules: Foreign Pupils Must Leave US If Classes Go Online ...

“Para muitos estudantes, retornar aos seus países de origem para participar de instruções on-line é impossível, impraticável, proibitivamente caro e / ou perigoso”, afirmou o processo no Tribunal Distrital de Boston na manhã de quarta-feira.

BERKELY ESTUDANTES QUE PLANEJAM CURSO FRAUDULENTE PARA CIRCUNVENTAR REGRAS DE GELO, EVITAR DEPORTAÇÕES

A ICE anunciou esta semana que aqueles com vistos de estudante F-1 e M-1 precisariam deixar os EUA ou se transferir para outra faculdade se suas escolas oferecerem aulas totalmente on-line quando reabrirem no outono. Se não o fizerem, podem enfrentar um processo de deportação.

All Harvard University students will take online classes this fall ...

Além disso, a agência anunciou que o Departamento de Estado não emitirá vistos para estudantes matriculados em programas on-line completos e que a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA não os permitirá entrar no país.

O processo da Harvard e do MIT busca uma ordem de restrição temporária e uma liminar impedindo a aplicação da política. De acordo com o Harvard Crimson , que divulgou o processo pela primeira vez, as diretrizes foram divulgadas logo após a Harvard anunciar que abrigaria não mais de 40% dos estudantes de graduação e realizaria todas as aulas on-line no outono. Em uma declaração aos estudantes, o presidente de Harvard, Larry Bacow, disse que a política “caiu sem aviso prévio – sua crueldade foi superada apenas por sua imprudência

Parece que ele foi projetado propositadamente para pressionar as faculdades e universidades a abrirem suas salas de aula no campus para instrução pessoal neste outono, sem levar em conta preocupações com a saúde e a segurança de estudantes, instrutores e outros”, disse ele. O processo ecoou esse sentimento, argumentando que a política “reflete um esforço do governo federal para forçar as universidades a reabrir as aulas presenciais, o que exigiria alojar estudantes em salas residenciais densamente lotadas, apesar do julgamento das universidades de que não é seguro nem seguro. é aconselhável educacionalmente fazer isso e forçar essa reabertura quando nem os estudantes nem as universidades tiverem tempo suficiente para reagir ou enfrentar os riscos adicionais à saúde e segurança de suas comunidades “.

“O efeito – e talvez até o objetivo – é criar o máximo de caos possível para as universidades e estudantes internacionais”, afirma. A Associated Press informa que quase 400.000 estrangeiros receberam vistos de estudante nos 12 meses que terminaram em 30 de setembro, uma queda de mais de 40% em relação aos quatro anos anteriores. A política vem em meio a um impulso mais amplo do governo Trump de que escolas e faculdades sejam totalmente abertas no outono como um alicerce para a reabertura do país como um todo.

Partes dos EUA recentemente viram um aumento nos casos de coronavírus ao passarem por fases de reabertura após meses de bloqueios, levando a defensores do aprendizado on-line continuado, alegando que a reabertura de escolas é perigosa. Mas aqueles a favor da reabertura argumentam que jovens e crianças estão entre os menos propensos a sofrer sintomas graves do vírus, e que os países que reabriram as escolas não tiveram um pico relacionado nos casos.

“Na Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia e muitos outros países, AS ESCOLAS ESTÃO ABERTAS SEM PROBLEMAS”, twittou Trump na quarta-feira. “Os Dems acham que seria ruim para eles politicamente se as escolas americanas fossem abertas antes das eleições de novembro, mas são importantes para as crianças e famílias. Pode cortar o financiamento, se não for aberto!”

Enquanto isso, o governo Trump manteve políticas rígidas de imigração, relacionadas à disseminação do vírus e à recuperação econômica. A administração está rapidamente afastando imigrantes ilegais e solicitantes de asilo na fronteira, geralmente com tempo mínimo, se houver, em detenção. O presidente Trump assinou no mês passado um pedido para  expandir as restrições de imigração para incluir barragens em vários programas de trabalhadores convidados até o final do ano.

Fonte: Brazilian Press