A partir de segunda-feira, 1° de julho, motoristas que forem flagrados enviando mensagens de texto enquanto dirigem, poderão ser parados e notificados.

A lei assinada em maio pelo governador Ron DeSantis muda a regra atual em que policiais só podem notificar motoristas por envio mensagens de texto ao volante caso houver alguma outra primeira violação.

Com isso, a partir da próxima semana, motoristas poderão ser parados e receberão notificação. A partir de janeiro, a polícia poderá multar e o motorista também perderá pontos na carteira de habilitação.

Uma primeira infração será punível com uma multa de US$ 30, com uma segunda custando US$ 60. Custos e taxas judiciais também serão aplicadas ao motorista.

Uma vez ao volante, é permitido aos motoristas o acesso ao celular para GPS ou bluetooth, desde que não estejam trafegando pelas zonas escolares ou zonas de construção marcadas – consideradas de tolerância zero. A proibição de mensagens de texto não se aplica a um motorista cujo veículo esteja parado.

Para alguns, impor a lei pode apresentar desafios para os oficiais como reconhecer a diferença entre mensagens de texto e usando GPS, por exemplo. Mas um porta-voz de um departamento local disse que muitas vezes as pessoas ficam tão distraídas enquanto escrevem e enviam mensagens de texto, que não fica difícil para o policial perceber.

Ao assinar o projeto de lei, o governador apontou que a Flórida teve quase 50.000 acidentes em 2016 causados ​​por direção distraída. Desses acidentes, 233 pessoas morreram.

“Os estudos mostraram que as mensagens de texto ao volante são uma das piores distrações de condução, e um estudo recente classificou a Flórida como o segundo pior estado para a condução distraída”, disse o governador Ron DeSantis. “É minha esperança que, ao tomar medidas para lidar com os motoristas distraídos hoje, possamos tornar nossas estradas mais seguras e esperamos evitar alguns desses acidentes e mortes que já vimos”.

A Flórida é um dos últimos estados a transformar em ofensa primária o “text while drive”. Outros 43 estados americanos já punem motoristas pelo ato.

O post Lei que proíbe envio de mensagens de texto ao dirigir entra em vigor no dia 1° de julho na FL apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News