O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, disse na terça-feira que os latinos nos Estados Unidos se sairão “muito melhor” se Donald Trump deixar de ser presidente e essa é a mensagem que ele deseja enviar a eles. Biden, que fez sua primeira visita à Flórida na terça-feira em sua campanha para as eleições presidenciais de novembro, disse que em “educação, saúde, imigração e na gestão do COVID-19”, Trump tem sido prejudicial aos latinos.

Horas antes da chegada de Biden em Tampa, foi publicada uma pesquisa da Florida Atlantic University que mostra um empate entre os dois principais candidatos, porque embora o ex-vice-presidente tenha uma vantagem de 3 pontos sobre Trump, os indecisos (5%) são mostrados principalmente mais inclinado a votar no atual presidente.

De acordo com outra pesquisa recente, é provável que mais hispânicos na Flórida votem em Trump (54%) do que aqueles que pensam em votar em Biden (46%), algo que não aconteceu em 2016 com a candidata democrata Hillary Clinton, que perdeu na Flórida para cerca de 130.000 votos de diferença com Trump, mas teve mais apoio dos hispânicos.

Em uma declaração aos jornalistas que o acompanharam nesta viagem, Biden disse que a comunidade hispânica foi mais afetada pelo COVID-19 do que a comunidade caucasiana e isso se deve à maneira como a administração Trump lidou com a crise gerado pela pandemia.

Disse ainda que a sua proposta eleitoral tem a ver com “empregos e vontade de agir e dar oportunidades às pessoas”.

“Trata-se de garantir que as pessoas tenham a capacidade de pagar o aluguel, as hipotecas. Todas essas coisas foram aprovadas pela Câmara dos Deputados, mas pararam”, disse Biden.

O candidato democrata, que prometeu trabalhar como “um demônio” para garantir todos os votos que puder na Flórida, pediu a Trump que saia do campo de golfe “uma maldita vez” e se sente no Salão Oval da Casa Branca com os republicanos e os democratas para fazer o que for preciso.

Em entrevista exclusiva à Telemundo, a primeira concedida a um meio de comunicação hispânico nos Estados Unidos, Biden conversou com o jornalista José Díaz-Balart e respondeu a perguntas de pessoas da comunidade latina.

O candidato democrata destacou que os ex-combatentes e suas famílias merecem um comandante em chefe que os trate com “honra, respeito e dignidade” e não alguém que os chame de “tolos” e “perdedores” como Donald Trump.

Biden disse que Trump desconhece “dever, honra e país”, os princípios da Academia Militar de West Point.

O ex-vice-presidente destacou que, apesar de todos os problemas atuais, ele se sente “mais otimista” do que nunca, de que se chegar à Casa Branca “poderá fazer as coisas” com a ajuda de um país unido.

“As pessoas estão dispostas a se envolver”, os Estados Unidos são o país onde “tudo é possível” e estamos diante de “uma grande oportunidade”, frisou.

Ele também ressaltou que, embora seja um candidato democrata, ele não será “um presidente democrata, mas um presidente americano”, que ajudará mais pessoas que não votaram nele do que aqueles que votaram.

Trump está interessado apenas em “fazer o mercado de ações subir”, não nas pessoas, disse ele.

Fonte: Brazilian Press