Arilda.
Hoje a entrevista é com Solange Paizante, uma das fundadoras e atual diretora da…

 Arilda.

Hoje a entrevista é com Solange Paizante, uma das fundadoras e atual diretora da “Organização Mantena Global Care” que vem fazendo um trabalho incrível de solidariedade junto a comunidade brasileira em New Jersey. A Mantena Global Care tem a missão de trabalhar na educação, saúde, cultura e arte.

A atual crise diante da pandemia do Corona vírus afetou muitas famílias, e os imigrantes indocumentados são aqueles que mais sofrem, pois muitos não têm plano de saúde, não falam inglês com fluência e estão desempregados diante do fechamento de negócios não essenciais.

Em Newark, a organização dirigida pela Solange faz toda a diferença ajudando a amenizar o sofrimento de muitos imigrantes que recorrem a organização.

– Solange, qual sua origem no Brasil, estado, cidade, e há quanto tempo você vive Estados Unidos?
Mantena- Minas Gerais. Vivo nos EUA há 14 anos.

– Quando e como aconteceu a decisão de vir morar nos Estados Unidos?
Como a maioria veio, em busca de novas realizações, de uma vida melhor para minha família, marido e dois filhos.

– Foi uma coisa planejada ou aconteceu na sua vida?
Não foi uma coisa planejada. Em 2001 eu estive aqui a passeio, vim visitar meu irmão (Joelson), e em 2006 tive a oportunidade de vir para morar. Foi uma rápida decisão, nunca esteve nos meus planos sair do Brasil.

– Fala um pouco como foi seu processo de adaptação e o que você fez até chegar onde você esta hoje.

Toda adaptação é um desafio e quando se trata de migrar o desafio é maior, pois, você se distancia da família, amigos e no meu caso, dos filhos também. Então, é um conjunto, tanto no físico quanto no emocional é necessário estar bem para você ter condições diárias de continuar em busca dos seus sonhos, e aproveitar a oportunidade, fazer valer a pena a sua decisão.

– O que você mais gosta do lado profissional e pessoal morando aqui nos EUA?
Eu amo fazer o que faço, meu trabalho é uma das minhas realizações. Considero a Mantena uma inspiração, uma missão divina para qual fui designada. A América é o lugar mais cobiçado para viver com maiores oportunidades.

– Conta um pouco da sua carreira e do seu trabalho nos EUA?
Sou um dos membros fundadores quando criamos em fevereiro 17, 2004. Há mais de 16 anos ocupo a função de Executive Director (Diretora Geral) na Organização Mantena Global Care, desde então venho trabalhando, buscando promover o crescimento da organização, juntamente com a diretoria e conselho, e um enorme número de voluntários.

– O que te inspira a fazer a diferença e ajudar os Brasileiros na nossa comunidade?
Uma das missões da Mantena é promover a melhoria de vida das pessoas, é estender as mãos e ajuda-las a crescer. Procuramos atuar não somente para a comunidade brasileira, mas a todos que buscam ajuda, independente da sua nacionalidade. Eu acredito no ser humano, acredito que todos nós podemos contribuir, fazer a diferença na vida do outro.

– Estamos vivendo tempos de pandemia e incertezas, como você esta vivendo esta situação e o que você aconselha as pessoas que estão passando por este problema?
Uma equipe enorme de voluntários está diariamente comigo.

Estamos nos dedicando, nos doando um pouco, minimizando a dor e o sofrimento de algumas famílias ao levar comida com a distribuição de marmitas e cestas básicas. Quanto ao conselho, é tempo de avaliarmos as nossas atitudes e analisarmos o que realmente é importante com relação ao próximo.

– O que mais te impressionou neste período?
O que mais me impressiona num momento como este é o espírito de solidariedade e altruísmo. É o ajuntamento de inúmeras pessoas imbuídas de um forte encorajamento para fazer o bem a exemplo do programa Amigos por Newark que está a todo vapor na Mantena Global Care, e também tantos outros programas de outras organizações.

– Quais são seus planos para quando estão pandemia passar?
Fazer uma festa na Mantena, a festa do abraço, para celebrarmos a vida!

– Um conselho que você daria nestes tempos de quarentena?
Acalmar nossos corações e estarmos positivos apesar de qualquer cenário adverso.

Do Brasil quais são as lembranças melhores?
Me lembro com saudade da minha família (pai e irmãos), e há 02 anos Deus tomou a minha mãe, mas tenho lindas lembranças.

– Uma das experiências inesquecíveis que você já viveu na América?
São tantas que marcaram a minha vida com alegria, poucas me causaram tristezas. Não tenho uma experiência inesquecível em específico, mas vivo o presente na expectativa de superar o que já vivi.

– Uma referência importante na sua vida
Com certeza Jesus Cristo, um símbolo de humildade, mesmo sendo o maior.

– Cite três coisas que ainda estão na sua lista de desejos?
Comprar a sede da Mantena Global Care (MGC). Fazer um curso na minha área de gerenciamento de ONG. Escrever a história da MGC em um livro.

– Qual é o seu mantra?
Sou muito focada nos meus objetivos. Sei o lugar onde quero chegar e não perco meu tempo com negatividade e conversas alheias. Gratidão a Deus é o primordial!

– Você tem planos de viver novamente no Brasil?
Não, quero muito o Brasil a passeio.

– Como você gostaria de ser lembrada no futuro?
Como uma mulher corajosa, determinada, guerreira, desapegada, e que contribuiu para a melhoria da humanidade.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ADVOGADA MELISSA BARBOSA- Advogada brasileira em New York com foco em negligência médica e indenização por acidentes. Estamos localizados no 49 West 37th Street, 7th Floor, NY (NY). Ligue: (212) 969-8117.

TASTE OF BRAZIL RESTAURANTE- O sabor do Brasil pertinho de você. O melhor da comida brasileira. Temos 3 localizações para melhor lhe atender. Philadelphia (PA), Newark (NJ), Hillside (NJ). Acesse nosso site: www.ttobrestaurant.com

NEXT CAR (SC)- a agência de carros dos brasileiros em South Carolina. A Next Car sempre oferece o melhor preço em veículos novos e usados. Ela acompanha e ajuda o cliente desde o momento em que ele entra na loja até a entrega da chave e em muitos casos até depois disso. Acesse o site www.gonenextcar.com ou visite a loja no 1285 Bacons Bridge Road, em Summerville (SC). O Telefone de contato é (843) 695-8996.

transferir
transferir
transferir

Fonte: Brazilian Times