Praia de Iracema, em Fortaleza. Destino está em primeiro lugar no ranking do Ministério do Turismo — Foto: Natinho Rodrigues/G1Praia de Iracema, em Fortaleza. Destino está em primeiro lugar no ranking do Ministério do Turismo — Foto: Natinho Rodrigues/G1

Praia de Iracema, em Fortaleza. Destino está em primeiro lugar no ranking do Ministério do Turismo — Foto: Natinho Rodrigues/G1

Fortaleza é o destino favorito dos brasileiros para passar as férias de julho. A capital cearense encabeça o pódio desta temporada, seguida de perto por Maceió e Natal em uma sondagem feita pelo Ministério do Turismo junto a agências de viagem. Entre o “top 10” desta época do ano, seis são destinos do Nordeste.

Luiz Strauss, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), considera que a preferência por esta região pode ser explicada pelos bons preços em voos e sua infraestrutura hoteleira variada.

“Fortaleza, Maceió e Natal têm mais ofertas de voos e hospedagens e como o inverno não é rigoroso, são uma boa opção para quem não quer ou não consegue viajar para Gramado ou Campos do Jordão”, diz Strauss.

Para este agente de viagens, entre junho e julho, as regiões de praia têm uma demanda mais baixa em comparação a destinos tradicionais de inverno. Nesta época, nas áreas de serra e montanha se considera o período de “altíssima temporada”.

Veja abaixo detalhes sobre os 10 destinos mais procurados no Brasil em julho:

Fortaleza-CE — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo do CearáFortaleza-CE — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo do Ceará

Fortaleza-CE — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo do Ceará

1- Fortaleza (CE)

Uma viagem ao Ceará é garantia de bom humor. A “terra da comédia”, que leva esse nome pela qualidade dos humoristas nascidos neste estado, tem casas de espetáculos e shows de humor para todos os gostos.

Além disso, a capital Fortaleza é banhada pelo litoral e sua proximidade com a linha do equador garante sempre um belíssimo pôr do sol. Entre as praias famosas estão Canoa Quebrada e Jericoacoara, mas vale uma visita em outra fora do eixo como Icaraizinho de Amontada.

Uma iniciativa da cidade é o programa Praia Acessível, um espaço de lazer construído na faixa de areia com acesso a cadeira de rodas e cadeiras anfíbias, facilitando o banho de mar às pessoas com deficiência. Para viajantes que gostam de parque aquático, em Porto das Dunas está o maior parque da América Latina.

Maceió, a cidade serve de base para explorar a região. — Foto: Divulgação/EmbraturMaceió, a cidade serve de base para explorar a região. — Foto: Divulgação/Embratur

Maceió, a cidade serve de base para explorar a região. — Foto: Divulgação/Embratur

2- Maceió (AL)

Conhecido como o Caribe Brasileiro, o litoral de Alagoas tem praias de tirar o fôlego. A capital, Maceió, é famosa pelas praias do Pontal, Ponta Verde e Pedra Virada. Um passeio obrigatório é o mergulho nas águas azuis da Piscina do Amor.

A cidade serve também de base para explorar a região. Entre os passeios mais indicados estão uma visita à Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Paripueira, Praia do Francês e até mesmo uma viagem para Maragogi.

Morro do Careca é a duna mais conhecida da cidade, com 120 metros de altura margeada pela praia de Ponta Negra — Foto: Canindé Soares/G1Morro do Careca é a duna mais conhecida da cidade, com 120 metros de altura margeada pela praia de Ponta Negra — Foto: Canindé Soares/G1

Morro do Careca é a duna mais conhecida da cidade, com 120 metros de altura margeada pela praia de Ponta Negra — Foto: Canindé Soares/G1

3- Natal (RN)

A “capital mundial do Bugue” recebe mais de dois milhões de turistas por ano para passeios radicais nas dunas. O Morro do Careca, duna mais conhecida da cidade tem 120 metros de altura e está margeada pela praia de Ponta Negra.

No mar e nas lagoas da capital potiguar se pratica mergulho, surfe e, por conta dos ventos constantes, windsurfe e kitesurfe. Entre as atividades imperdíveis estão a visita à Barra do Punaú, Península de Galinhos, e Praia de Pipa – também conhecida como praia dos golfinhos, pela abundante presença destes mamíferos.

Conhecida por seus grandes shows de Natal, Gramado brilha ainda mais no inverno — Foto: Cleiton Thiele/SerraPressConhecida por seus grandes shows de Natal, Gramado brilha ainda mais no inverno — Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

Conhecida por seus grandes shows de Natal, Gramado brilha ainda mais no inverno — Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

4- Gramado (RS)

Interrompendo a série de cidades nordestinas na lista, Gramado é o quarto destino preferido dos brasileiros nas férias escolares, e é o primeiro típico de inverno. A cidade, porta de entrada para as Serras Gaúchas, é conhecida por seus grandes shows de Natal, mas Gramado brilha ainda mais no inverno, quando pode até nevar. A herança europeia está refletida na charmosa arquitetura local e na gastronomia.

No roteiro não pode faltar uma visita às vinícolas da região, que reúnem produtores de vinhos premiados mundo afora. Fixando uma base na cidade, é possível visitar o Cânion do Itaimbezinho, a Cachoeira do Caracol e, para quem vai com crianças, o único parque de neve do Brasil.

A estátua do Cristo Redentor é considerada uma das maravilhas do mundo moderno. — Foto: Alexandre Macieira/ RioturA estátua do Cristo Redentor é considerada uma das maravilhas do mundo moderno. — Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

A estátua do Cristo Redentor é considerada uma das maravilhas do mundo moderno. — Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

5- Rio de Janeiro (RJ)

A Cidade Maravilhosa é atrativa até mesmo quando não bate os 40°C. Praias, belezas naturais e cultura são opções para o visitante da capital fluminense que, mesmo no inverno, ainda conquista os viajantes brasileiros. Bairros boêmios, como Lapa e Santa Teresa convidam à um brinde e petiscos. No inverno ou no verão, a cerveja é sempre gelada.

Uma das sete novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é passeio quase obrigatório para a primeira vez na cidade. Uma visita ao principal cartão-postal da cidade – ou até mesmo do país –, deve ser programada para evitar filas no topo do morro do Corcovado.

Das praias, Copacabana, Praia do Leme e Leblon são as mais famosas e por isso, bombadas. Opções mais tranquilas são a praia da Reserva e a de Grumari, cercadas pela natureza.

Cidade serve de base para passeios bate-e-volta para Coroa Vermelha, em Cabrália, Arraial D'Ajuda e Trancoso. — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Porto SeguroCidade serve de base para passeios bate-e-volta para Coroa Vermelha, em Cabrália, Arraial D'Ajuda e Trancoso. — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Porto Seguro

Cidade serve de base para passeios bate-e-volta para Coroa Vermelha, em Cabrália, Arraial D’Ajuda e Trancoso. — Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de Porto Seguro

6- Porto Seguro (BA)

Sexto destino nordestino no ranking, Porto Seguro se revela uma opção boa e barata por conta dos frequentes voos fretados para este destino. Apesar da fama noturna, a cidade está preparada para todos os públicos e agrada de formandos a famílias completas.

O Centro Histórico de Porto Seguro, localizado no alto de uma colina em frente ao mar, é um dos passeios recomendados. O conjunto arquitetônico tem o Marco do Descobrimento, considerado um dos mais antigos do país, trazido pelos portugueses.

Vale uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade e à Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona o Museu de Porto Seguro.

Para quem curte ir além, a cidade serve de base para passeios bate-e-volta para Coroa Vermelha, em Cabrália, Arraial D’Ajuda e Trancoso.

Vasto coqueiral abraça as praias com areia branca e água transparente — Foto: Marcelo Chin/Divulgação/CVCVasto coqueiral abraça as praias com areia branca e água transparente — Foto: Marcelo Chin/Divulgação/CVC

Vasto coqueiral abraça as praias com areia branca e água transparente — Foto: Marcelo Chin/Divulgação/CVC

7- Ipojuca (PE)

Não há como falar de Ipojuca, em Pernambuco, sem falar da praia de Porto de Galinhas. Localizada a 66 km da capital Recife, um vasto coqueiral abraça as praias com areia branca e água transparente.

Um mergulho nos recifes de corais são uma boa oportunidade para conhecer de perto a fauna aquática. A atividade pode ser combinada com um passeio de jangada pelas piscinas naturais.

Com boa infraestrutura de hospedagem, a rede hoteleira de Ipojuca opera com tarifas reduzidas durante a baixa temporada. A forma favorita de transporte dos viajantes é o bugue e há diversos passeios de bate-e-volta para outras cidades da região.

Selva de pedras, São Paulo tem uma deslumbrante arquitetura urbana — Foto: Marcelo Brandt/G1Selva de pedras, São Paulo tem uma deslumbrante arquitetura urbana — Foto: Marcelo Brandt/G1

Selva de pedras, São Paulo tem uma deslumbrante arquitetura urbana — Foto: Marcelo Brandt/G1

8- São Paulo (SP)

Apesar da fama de selva de pedra, São Paulo tem, além de uma deslumbrante arquitetura urbana, refúgios como o parque do Ibirapuera. São aproximadamente 14 milhões de visitantes ao ano, o que o torna o destino mais visitado da América Latina. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região.

Para quem gosta da vida noturna, a Vila Madalena é destino certo para os visitantes, com bares de todos os tipos e preços. O bairro de Santa Cecília, no Centro, ou o Largo da Batata, na Zona Oeste, têm se revitalizado com restaurantes e bares modernos.

Passeio típico de turista é descer a ladeira Porto Geral, fazer compras na Rua 25 de Março e almoçar um sanduíche de mortadela no Mercado Municipal, tudo feito a pé, no Centro da cidade. Se sobrar fôlego, suba de volta a ladeira e tome um café em frente à Bolsa de Valores.

Farol da Barra é visita imprescindível para um turista na primeira vez em Salvador — Foto: Valma Silva / G1Farol da Barra é visita imprescindível para um turista na primeira vez em Salvador — Foto: Valma Silva / G1

Farol da Barra é visita imprescindível para um turista na primeira vez em Salvador — Foto: Valma Silva / G1

9- Salvador (BA)

Admirar o Farol da Barra, amarrar uma fitinha no Senhor do Bonfim e fazer um passeio pelo Elevador Lacerda são imprescindíveis para uma primeira visita a Salvador, cidade que já foi a capital do país. Acarajé, bolinho de estudante e cocada são a merenda ideal – e reforçada – encontrada nos tabuleiros das baianas.

Uma visita ao pelourinho não está completa sem entrar na Igreja de São Francisco, uma joia da arte sacra.

A Casa de Jorge Amado traz, além da oportunidade de conhecer um dos autores mais importantes de língua portuguesa, uma vista privilegiada das casinhas coloridas e até mesmo da janela em que Michael Jackson gravou o clipe da canção “They Don’t Really Care About Us”.

Campos do Jordão vai além e se destaca também por turismo de natureza — Foto: Sérgio Tadeu Biagioni/Prefeitura de Campos do JordãoCampos do Jordão vai além e se destaca também por turismo de natureza — Foto: Sérgio Tadeu Biagioni/Prefeitura de Campos do Jordão

Campos do Jordão vai além e se destaca também por turismo de natureza — Foto: Sérgio Tadeu Biagioni/Prefeitura de Campos do Jordão

10- Campos do Jordão (SP)

Como não podia deixar de ser, em altíssima temporada, Campos do Jordão é lembrado como destino de inverno por excelência.

Conhecida como Suíça Brasileira, pelas suas construções em estilo europeu e clima ameno, é a cidade mais alta do país, a 1.628 metros acima do nível do mar.

No meio da Serra da Mantiqueira, além do fondue de queijo, a cidade é ideal para quem busca turismo de natureza com trilhas pelas montanhas e parques. Durante o inverno, Campos do Jordão celebra um festival com apresentações de música, dança e teatro na praça central.

Fonte: G1