No impasse da paralisação do governo federal que completa um mês, a proposta do presidente Donald Trump de encerrar o “shutdown” tendo em troca a verba de US $ 5,7 bilhões para o muro com a promessa de estender o programa DACA – Deferred Action for Childhood Arrivals – e os beneficiários do TPS – Temporary Protected Status, foi rejeitada pelos democratas. Com isso, a pressão por reabertura do governo tem aumentado.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que a proposta do presidente para acabar com os dias de paralisação parcial do governo foi “uma compilação de várias propostas anteriores rejeitadas, cada uma das quais são inaceitáveis”.

Trump é acusado de instruir advogado a mentir para o Congresso

Em meio ao impasse, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse que a proposta de Trump é simplesmente “mais uma tomada de reféns”, acrescentando que o plano de Trump oferece “remédios unilaterais e ineficazes”.

Para o democrata de Nova York, há apenas uma saída para a paralisação parcial. “Abra o governo, senhor presidente e depois democratas e republicanos podem ter uma discussão civil e chegar a soluções bipartidárias”, disse Schumer.

Os democratas fizeram o seu próprio movimento na sexta-feira, 18, para tentar quebrar o impasse quando eles se comprometeram a fornecer centenas de milhões de dólares a mais para a segurança na fronteira. Mas Trump, que ainda não reconheceu essa oferta, estabeleceu seu próprio plano, que autoridades disseram que estava “em obras” há dias.

Buscando lançar o plano como um caminho bipartidário, Trump disse no sábado, 19, que ele estava incorporando ideias de democratas. Porém, os principais democratas deixaram claro que eles não foram consultados.

Trump também disse ainda que o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, traria a legislação para uma votação esta semana, embora seja mais provável que os democratas a rejeitem. McConnell afirmou anteriormente que nenhuma votação deve ser realizada no Senado até Trump e democratas concordaram em um projeto de lei.

Crise global

A repercussão negativa do fechamento do governo tem aumentado e executivos pressionam Trump para encerrar a paralisação. Nesta segunda-feira, 21, o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou suas previsões de crescimento global para este ano e para o próximo, dizendo que “o balanço de riscos continua desviado para baixo” e o momento “ultrapassou seu pico”.

Os pedidos estão aumentando para que o presidente Trump ponha fim à guerra comercial e à paralisação do governo, à medida que surgem novos indícios de que as empresas e os consumidores estão perdendo a fé na expansão global. Com informações do Washington Post e Associated Press.

Trump oferece extensão do DACA em troca de financiamento do muro

O post Proposta de Trump é rejeitada pelos democratas e pressão por reabertura do governo aumenta apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News