O Brasil já cancelou 50% dos voos internacionais e 30% dos voos domésticos, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. As próprias companhias aéreas estão cancelando à medida em que o coronavírus se espalha. O pico da transmissão no Brasil deve ocorrer entre os meses de abril e maio, segundo pesquisa.

Trump anuncia suspensão da entrada nos EUA de viajantes vindos da Europa

A tendência, segundo o ministro, é que a situação se agrave nas próximas duas semanas. O cancelamento de voos internacionais pode chegar a 70% e, no caso dos voos domésticos, a 50%.

Neste domingo, 15, o Brasil conta com 121 casos confirmados, 1.496 suspeitos, 1.413 casos descartados, segundo o Ministério da Saúde, que aponta São Paulo e Rio de Janeiro como os Estados com mais casos confirmados, inclusive de transmissão comunitária.

Cancelamento de viagens

O temor de contágio tem feito com que um número cada vez maior de passageiros cancelem suas viagens. Na falta de passageiros, as empresas cancelam os voos.

Por enquanto, a rota das capitais brasileiras para a Flórida permanecem, mas algumas aéreas já estão diminuindo a frequência dos voos.

A American Airlines anunciou que irá suspender os voos de Dallas e Los Angeles para São Paulo. A medida passa a valer a partir do dia 19 de março para as duas rotas e estão previstas para retornar nos dias 24 de outubro (Los Angeles) e 3 de junho (Dallas).

A aérea também suspendeu outras rotas na América do Sul, como voos de Buenos Aires para Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles.

O Grupo Latam Airlines e suas filiais informaram diminuição de aproximadamente 30% de seus voos internacionais devido à baixa demanda e restrições de viagens por conta do avanço do Coronavírus, declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por enquanto, a medida será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos Estados Unidos, entre 1º de abril e 30 de maio de 2020.

A Gol informou que até o momento não há recomendação para evitar os destinos operados pela Companhia no Brasil ou nos países da América do Sul e América Central e continua a operar para os EUA.

A Azul informou que reduziu as frequências de voos internacionais para a Flórida.

Por causa da epidemia, em caso de voos internacionais, é recomendado que os viajantes cheguem com mais antecedência que a mínima de 2 horas ao aeroporto. Devido ao aumento dos controles migratórios nos terminais aéreos, o processo pode levar mais tempo do que o normal.

Focus Brasil é cancelado em São Paulo, Boston e na Flórida devido ao coronavírus

Prejuízo para as companhias e ajuda do governo

A redução dos voos e do número de passageiros está provocando uma queda brutal na receita das companhias áreas. Por isso, já na segunda-feira, 16, diversas medidas serão anunciadas para evitar o colapso financeiro das empresas.

Dentre elas estão a suspensão, por três meses, do pagamento de PIS-Cofins e contribuição previdenciária pelas empresas aéreas e linhas de crédito de longo prazo para que as empresas tenham condições de suportar os efeitos da queda de receita por causa do coronavírus, entre outros.

O reembolso a passageiros que cancelarem viagens será feito em 12 meses, e não de imediato, como é hoje.
O Ministério Público Federal (MPF) chegou a recomendar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a adoção de um ato normativo que assegurasse aos consumidores a possibilidade de cancelamento, sem taxas, de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pela Covid-19. Para o MPF, a exigência de tarifas e multas em situações como a atual, de emergência mundial em saúde, é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor –– entende ainda que passagens compradas até 9 de março, com partida de aeroportos do Brasil, teriam direito a ressarcimento ou a remarcação, num prazo de até 12 meses.

Suspensão viagens da Europa para EUA

Entrou em vigor na madrugada de sábado, 14, a suspensão de viagens da Europa para os Estados Unidos, decretada pelo presidente Donald Trump. A medida vale por 30 dias e restringe a entrada de passageiros vindos da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.

Flórida

Na Flórida, as agências de viagens brasileiras estão analisando caso a caso e orientando os passageiros quanto a remarcações e cancelamentos de bilhetes. As viagens entre 06 de março e 30 de abril de 2020, somente aplica para tickets emitidos até 05 de março de 2020, explica Viviane Leite da agência Costamar no sul da Flórida.

“As companhias aéreas estão enviando mensagens de contingências diariamente , os ‘waivers’ são unicamente para troca de bilhetes sem penalidade, porém as diferenças de tarifa devem ser pagas normalmente, existem regras e restrições de datas de compra e viagem portanto cada caso deve ser analisado individualmente”, destaca.

Segue abaixo países que estão com contingência e se aplicam as regras, segundo a agência:
a. Desde /Para: Itália (IT)
b. Entre: Chile desde Espanha ou Estados Unidos
c. Entre: Colômbia desde/via Espanha, Itália, França ou China
d. Entre: Peru desde Espanha, Itália, França ou China
e. Entre: Argentina desde Itália, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Irã, Japão, China e Coreia do sul.

Sobre as viagens para o Brasil, Leite explica que os casos são analisados individualmente, tendo em vista que o país não está na lista de suspensão dos EUA.

“Como podem ver não há BRASIL na lista , eu particularmente estou verificando caso a caso somente peço a compreensão e paciência de todos , pois as linhas das companhias aéreas estão super congestionadas e as respostas estão super demoradas”, finaliza a atendente.

O post Cancelamento de voos internacionais no Brasil chega a 50% apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News