O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) estabeleceu cinco diretrizes essenciais que os imigrantes com processos pendentes antes da reativação dos serviços devem considerar a partir de hoje, 4 de junho, quando o órgão federal oferecerá novamente seus serviços de imigração.

Embora a reabertura total seja gradual, o USCIS considera a possibilidade de realizar entrevistas e cerimônias de naturalização, entre outros processos, com uma redução no número de pessoas dentro de suas instalações.

1. CASOS DE ASILO

Os escritórios que processam solicitações de asilo reagendam automaticamente as entrevistas canceladas durante a emergência de saúde. O requerente receberá um novo aviso.

A entrevista ocorrerá no mesmo local, no entanto, o oficial de imigração responsável e o imigrante estarão em escritórios diferentes e a entrevista será realizada por vídeo.

“Os escritórios de asilo usarão a tecnologia disponível, incluindo dispositivos móveis fornecidos pela agência, para garantir que o oficial, o solicitante, o intérprete e o representante legal possam participar de maneira completa e segura”, afirmou a agência.

Os estrangeiros que vêm para uma entrevista devem ser acompanhados por seus parentes imediatos declarados como dependentes, além de tradutores.

Em relação às pessoas com deficiência ou menores, um representante, testemunha, tutor ou “adulto de confiança” pode participar da entrevista.

Os imigrantes com processos de “ameaça credível” devem ser acompanhados na entrevista pelos familiares listados no aviso de entrevista, bem como por um representante, que pode se conectar por telefone.

2. CIDADANIA

O USCIS informará os imigrantes que já passaram nos testes de cidadania sobre a nova data da cerimônia.

“As cerimônias podem ser mais curtas para limitar a exposição aos participantes”, afirmou a agência.

O evento dispensará o vídeo de boas-vindas do presidente Donald Trump e, em vez disso, os folhetos serão fornecidos com os links para reprodução na Internet.

“A assistência é limitada ao candidato à naturalização e às pessoas que prestam assistência às pessoas com deficiência”, acrescenta o aviso.

3. ENTREVISTAS E NOMEAÇÕES

Os imigrantes que marcaram uma entrevista para residência permanente ou naturalização devem reagendá-las através do USCIS Contact Center a partir de 4 de junho.

Como uma grande parte de seus escritórios estará aberta, os candidatos devem consultar o site do USCIS antes de marcar uma nova consulta.

A agência só permitirá a entrada do solicitante, de um representante, de um membro da família e de um indivíduo que ofereça ajuda a pessoas com deficiência.

“O candidato deve garantir que seu intérprete esteja disponível por telefone”, afirmou a agência federal.

4. CENTROS DE SUPORTE

Os Request Support Centres (ASC) estão focados no processamento de dados biométricos. Aqueles com casos pendentes receberão um novo aviso por correio com requisitos de segurança específicos, disse o USCIS.

Embora a equipe da ASC atenda as pessoas que chegam em data e hora diferentes das programadas, a agência alerta que o tempo de espera pode ser “significativo”.

5. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

Você não poderá entrar em instalações federais em caso de:

Ter algum sintoma de COVID-19, como tosse, febre e dificuldade em respirar.

Nos últimos 14 dias, você esteve em contato próximo com alguém com resultado positivo para a doença ou com suspeita de portar o vírus.

Estar em quarentena ou isolamento devido a uma ordem médica.

Você não pode entrar nas instalações mais de 15 minutos antes da nomeação e 30 minutos para as cerimônias de naturalização.

Os funcionários fornecerão desinfetante para as mãos nos pontos de entrada.

O uso de máscaras faciais é obrigatório, embora os policiais solicitem que seja removida para fins de identificação.

É recomendado que as pessoas levem suas próprias canetas de tinta preta ou azul para preenchimento de formulários.

Fonte: Brazilian Press