Os democratas do Senado enfrentaram um obstáculo no domingo em seu esforço para incluir o plano de imigração do presidente Joe Biden no pacote de gastos de US$ 3,5 trilhões que os republicanos estão se opondo como um bloco, de acordo com um documento obtido pela NBC News.

Os democratas não podem usar o pacote que impulsiona programas sociais e climáticos para dar a milhões de imigrantes a oportunidade de naturalizar americanos, Elizabeth MacDonough, deputada do Senado que interpreta as regras do processo legislativo, anunciou no domingo, no que representa um duro golpe para o que foi o caminho mais claro do partido em anos para atingir tão almejado objetivo.

Os senadores do Partido Democrata esperavam incluir legislação que proporcionasse um caminho para a cidadania para aproximadamente 8 milhões de indocumentados, incluindo dreamers, beneficiários de vários Status de Proteção Temporária ou TPS, trabalhadores agrícolas e trabalhadores essenciais que foram essenciais na pandemia.

A decisão de MacDonough, o apartidário encarregado de interpretar as regras do Senado, é um revés prejudicial e desanimador para Biden, bem como para legisladores democratas e milhões de imigrantes indocumentados. Isso afeta gravemente as esperanças dos democratas de implementar mudanças unilateralmente – sobre a oposição republicana – que permitirão que várias categorias de imigrantes obtenham a residência permanente e, possivelmente, se naturalizem. O presidente Biden expressou seu apoio aos democratas para aprovar sua reforma da imigração por meio de um mecanismo legislativo conhecido como reconciliação, que permite que eles contornem os republicanos.

A reconciliação é um mecanismo legislativo extraordinário que permite a aprovação de projetos econômicos com maioria simples de 50 votos (mais o voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris), exatamente aqueles que os democratas têm no Senado, em vez dos 60 que normalmente faltam .

“Estamos profundamente decepcionados com esta decisão, mas a luta para conceder status legal aos imigrantes na reconciliação do orçamento continua”, disse o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, que anunciou que se reunirá com MacDonough nos próximos dias. Em uma nova tentativa de alcançar o objetivo.

Incluir a política de imigração no vasto pacote de US $ 3,5 trilhões sempre foi um tiro no escuro. Esforços anteriores para reformar as leis de imigração do país falharam, incluindo disposições que são populares por fornecerem um caminho para a cidadania para os chamados “Sonhadores” que foram trazidos para os Estados Unidos quando crianças. “Isso apenas ilustra como as aspirações dos democratas são radicais e como sua lista de desejos de extrema esquerda se tornou desenraizada dos procedimentos que desejam usar para realizá-la. Foi inapropriado e estou feliz por ter falhado “, disse Mitch McConell, líder da minoria republicana no Senado.

Fonte: Brazilian Press