Annie Mathew disse na terça-feira (21) que estacionou o carro na frente de sua casa no condomínio Windmill Lake Estates, em Weston, no condado de Broward, FL, quando viu o animal. 

Segundo ela, a raposa se escondeu embaixo do seu veículo e mordeu seu tornozelo quando ela saiu do carro.

“Houve uma descarga de adrenalina e comecei a lutar contra a raposa com tudo que tinha”, disse Mathew ao Local10News. Após alguns minutos, a mulher conseguiu afastar a raposa e ligou para o 911. 

Os policiais chegaram e conseguiram capturar o animal que testou positivo para raiva. Mas antes que os resultados dos testes fossem divulgados, Mathew, que é enfermeira veterana, sabia que tinha que correr para o hospital para começar a receber uma série de injeções para evitar a infecção.

Ela contou que ao chegar no pronto-socorro, outra pessoa também havia sido atacada por uma raposa contaminada. “Se eu pensasse que era apenas uma mordida e colocasse um band-aid, teria me levado a contrair o vírus”, alertou.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. Os mais comumente afetados, além das raposas, são raccoons, gambás e morcegos. Animais de estimação como gatos e cães podem pegar raiva de animais selvagens.

Entre os sintomas da doença estão: mal-estar geral, febre, dor de cabeça, dor de garganta, sensação de entorpecimento de partes do corpo, irritabilidade, náuseas, entre outros. 

Autoridades recomendam que as pessoas evitem deixar lixos e restos de comida nos arredores das casas para não atrair estes animais.

Mas caso você seja exposto ao ataque de um animal que pode conter a doença, ligue para FDOH-Broward em 954-467-4700 e procure um serviço de emergência o mais rápido possível.

Fonte: AcheiUSA