Os doentes terminais em Nova Jersey agora poderão pedir ajuda médica para acabar com suas vidas. Uma lei assinada pelo governador Phil Murphy em abril, entrou em vigor na quinta-feira, 1° de agosto, permitindo o suicídio assistido.

Pela Medical Aid in Dying (Auxílio Médico ao Morrer) para o Terminally Ill Act, adultos com um prognóstico de seis meses ou menos poderão obter uma receita para medicação que dê fim à vida.

Mas a lei não vale para qualquer pessoa e tem suas regras.

Como funciona

A lei exige que dois médicos assinem o requerimento e que o paciente em estado terminal seja considerado um residente adulto de New Jersey que possa tomar tal decisão e que expresse voluntariamente o desejo de morrer.

Ele exige que os pacientes solicitem a medicação duas vezes e dizem que devem ter a chance de rescindir a decisão. Pelo menos uma das solicitações deve ser feita por escrito e assinada por duas testemunhas.

Pelo menos uma testemunha não pode ser parente, ter direito a qualquer porção do patrimônio da pessoa, ao proprietário da unidade de saúde onde o paciente está recebendo tratamento ou a um trabalhador, ou ser o médico do paciente.

De acordo com a lei, os pacientes devem administrar o medicamento a si mesmos, e seu médico assistente deve ser obrigado a oferecer outras opções de tratamento, incluindo cuidados paliativos.

Estados que possuem lei a respeito

Com isso, New Jersey se torna o sétimo estado com tal medida. Maine promulgou uma lei semelhante em junho, tornando-se o oitavo.
Outras jurisdições que permitem o suicídio assistido por médico são: Califórnia, Colorado, Oregon, Vermont, Washington, Havaí, Montana e o Distrito de Columbia.

Legisladores de Nova Jersey tentaram aprovar versões deste projeto desde 2014, mas esta foi a primeira vez que o projeto foi votado no Senado. No entanto, alguns senadores que votaram contra o projeto de lei estão apreensivos sobre seus efeitos.

“O projeto tem muitas brechas”, disse o senador republicano Robert Singer. “Estamos tão preocupados com os opiáceos, e não confiando nos médicos com opioides. Mas agora estamos dispostos a confiar neles para isso.”

Pelo menos 19 outros estados estão considerando leis sobre suicídio assistido por médico. Com informações da CNN.

O post New Jersey passa a permitir em lei o suicídio assistido apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News