O provedor de conteúdo da Internet Netflix estreou na segunda-feira, dia 3, o documentário Immigration Nation , que conta a realidade dos procedimentos de deportação do Immigration and Customs Enforcement (ICE). De acordo com o New York Times a agência havia pressionado os cineastas para atrasar o lançamento até depois da eleição e remover algumas imagens.

De acordo com a sinopse do documentário 6 partes, este foi produzido pela aclamada equipe de filmagem de Shaul Schwarz e Christina Clusiau. “Oferece um olhar inédito sobre os processos, problemas e agruras da imigração nos Estados Unidos. Nesse projeto, registrado ao longo de três anos, Schwarz e Clusiau capturam o trabalho diário de agentes do ICE, ativistas, legisladores, advogados e uma grande variedade de imigrantes indocumentados, desde recém-chegados a quem já está no país há muito tempo, e até veteranos das Forças Armadas dos EUA que foram deportados ”, explica a Netflix. Assista o trailer:

“Enquanto a dissuasão ineficiente e as táticas militares continuam, a Nação de Imigração apresenta um retrato urgente e imparcial de um país em crise que exige nossa intensa atenção e ações determinadas.”

Em uma resenha do Times publicada no domingo, Mike Hale , intitulada “Banalidade da Deportação”, explica que nas primeiras duas horas da série eles mostram as operações do ICE em New York, Charlotte, North Carolina e El Paso, que podem ser incrível e fascinante.

Immigration Nation' Review: A Deep Dive Into Deportation - The New ...

“Parte desse efeito vem da observação de policiais ultrapassando os limites da legalidade, o que é mais surpreendente: como eles rotineiramente entram em apartamentos quando” convidados “por imigrantes medrosos e incompreendidos, de uma maneira surpreendentemente semelhante à que você veria em um drama policial de televisão. Uma vez dentro da casa do alvo, provavelmente um imigrante acusado de um crime, eles costumam encontrar “garantias”, pessoas adicionais que podem ser detidas simplesmente porque não estão documentados”, diz Hale.

Barnhart: No Wonder ICE Officials Don't Want You To See ...

Fonte: Brazilian Press