Foto18 Visto U Menos imigrantes indocumentados denunciam crimes
Os imigrantes que forem vítimas ou testemunhas de crimes, caso cooperem com as investigações, podem aplicar para o visto “U”

Em 2017, 2.664 pessoas aplicaram para a certificação do visto “U”; em contraste com 2.282, em 2018

Desde que o Presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro de 2017, ativistas alertaram que políticas migratórias restritivas amedrontariam os imigrantes indocumentados. Agora, dados novos recolhidos pelo WNYC revelaram que cada vez menos imigrantes indocumentados estão tendo a coragem de denunciar crimes.

Ao longo das últimas duas décadas, os EUA têm encorajado os indocumentados que forem vítimas de crimes ou testemunhassem crimes denunciassem. Em troca por cooperarem com as autoridades, eles podem aplicar para o visto “U”, o qual permite que eles permaneçam legalmente e trabalhem no país. Em 2017, 2.664 pessoas aplicaram para a certificação do visto “U” junto às autoridades, incluindo varas de família e promotores públicos. Entretanto, em 2018, esse número caiu para 2.282, ou seja, uma queda de 14%.

Esses números não surpreendem a advogada Terry Lawson, diretora do Bronx Legal Services. Ela trabalha com vítimas de violência doméstica e relatou que os clientes dela veem o número crescente de prisões durante a administração Trump realizadas pelo Departamento de Imigração (ICE).

“Todos têm noção do que está acontecendo”, disse ela, acrescentando e parceiros abusivos tendem mais a dizer, “se você apresentar uma ordem de proteção contra mim, contatarei o ICE”.

As vítimas de violência doméstica precisam preencher uma ordem de proteção antes de pedir a um juiz do tribunal de família que ele certifique as aplicações para o visto “U”. Além disso, os indocumentados temem que os agentes do ICE os prendam quando saírem dos prédios dos tribunais.

Fonte: Brazilian Voice