Conversamos com Ney dos Santos, gerente comercial e de Marketing da Econtainers Modular Systems (Econtainersmod) sobre Casas de Container.

O futuro da construção civil é modular casas de container

O futuro da construção civil é modular casas de container Shipping Container Homes

Ney, conte-nos sobre seu trabalho

Sou gerente comercial e marketing da Econtainers Modular Systems, empresa que atua há mais de 20 anos no Brasil e há 3 anos nos Estados Unidos. Trabalhamos com projetos comerciais e residenciais estruturados com contêineres marítimos, temporários e permanentes.

Qual lacuna seu trabalho preenche?

Nosso trabalho vêm de encontro com a atualidade e seus desafios: resolver (parte) o problema do caos da habitação e seus déficits com uma modalidade de construção inovativa, rápida e sustentável.

Quais são seus maiores desafios?

No momento, estou focado em reformular a concepção na área de construção, utilizando contêineres de carga de maneira mais substancial para serem utilizados em propriedades comerciais e principalmente residenciais.

O que há de tão atraente em transformar contêineres de cargas?

Sempre pensamos (nós da Econtainers) em usar contêineres como uma prática sustentável. Ficamos curiosos se essa poderia ser uma maneira alternativa e diferente de pensar sobre sustentabilidade e ao mesmo tempo encontrar uma solução para as novas gerações que herdaram um grande desafio habitacional.

Descobrimos ao longo dos anos, especialmente nos EUA, que os contêineres chegam aqui e param estocados em Terminais e Portos. Eles não vão a lugar algum por causa do desequilíbrio do comércio entre o leste e o oeste. As “caixas” ficam aqui como quando você compra um par de sapatos e não manda de volta a caixa, então eles tendem a se acumular. E muitas vezes, eles só foram utilizados uma vez. Isso torna a idéia de usar os contêineres de maneira ainda mais sustentável, pois são feitos de 100% de aço corten – um material valioso em abundância.

Você acha então que casas containers, por exemplo, é uma evolução sustentável eficaz! Porque?

Uma casa container, além de sustentável, tem várias vantagens sobre qualquer construção tradicional. É surpreendente a flexibilidade de idéias que podem ser aplicadas aos projetos. Na verdade, é uma mistura de arte e arquitetura. Na arte reutilizamos tudo e na arquitetura, achamos que as coisas deveriam ser novas. Assim, desenvolvemos um novo senso de beleza e luxo.

Com as opções de personalização aparentemente intermináveis, as casas de container são elogiadas por seus designs surpreendentes e inesperados. São ecológicas, elegantes e eficientes. E tem mais estes itens favoráveis: Preço, rapidez de construção, flexibilidade e segurança.

-O que espera do seu trabalho nos próximo 5 anos?

Estamos no “olho do furacão” com nosso trabalho aqui nos EUA – As pessoas estão começando a entender nosso método construtivo e estamos sendo procurados por grandes incorporadoras que querem surfar essa nova onda no início. Vamos continuar na mesma linha e os próximos 5 anos serão com certeza os mais interessantes pois será o momento ideal para colocarmos em prática tudo o que estamos pregando nos últimos 3 anos – a solução para as novas gerações em termos de habitação e sensibilizar o poder público quanto a essa questão.

Qual é a sua mensagem e dicas para pessoas que poderiam se beneficiar do seu trabalho?

Minha maior dica é que as pessoas pensem e repensem em novos conceitos de vida, incluindo casas sustentáveis, ecologicamente corretas e seguras. Contêineres podem ser muito úteis em várias situações e com minha experiência, hoje posso afirmar que os benefícios de construção usando esse método estão crescendo a cada dia e que em um futuro bem próximo será a solução para crises de habitação. Nós da Econtainers com certeza vamos ajudar nessa jornada.

Veja mais sobre casas de container na Econtainersmod.com

O post Casas de Container – O futuro da construção civil é modular apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News