Foto14 Ron DeSantis Legisladores republicanos apoiam proposta contra cidades santuário na FL
O Governador Ron DeSantis venceu a eleição concorrendo como “sósia” do Presidente Trump

Projeto de lei impede que os municípios implantem políticas santuário no estado

Anteriormente, os legisladores republicanos na Flórida temiam que políticas migratórias duras alienassem os eleitores hispânicos e prejudicaria o Partido Republicano no maior estado decisivo nos EUA. Então, veio Donald Trump, quer venceu na Flórida em 2016. Dois anos depois, o Governador Ron DeSantis venceu a eleição concorrendo como “sósia” do Presidente. Agora, a legislatura, liderada por republicanos, está acatando o pedido de DeSantis e prepara-se para aprovar um projeto de lei que combate as cidades-santuário.

A proposta equivaleria a um triunfo para uma ala do partido que tem pressionado a favor de ignorar os democratas e moderados que há muito tempo previram que políticas contra os imigrantes resultariam em catástrofe eleitoral para os republicanos.

“As últimas duas eleições foram em parte um referendo sobre o sistema migratório quebrado”, disse o deputado estadual, Blaise Ingoglia, antigo chefe do Partido Republicano da Flórida. “Tanto o Presidente Trump e o Governador DeSantis apresentaram plataformas quer incluía o conserto do sistema migratório e o cumprimento das leis vigentes”.

Os democratas e ativistas defensores dos direitos dos imigrantes vêm criticando duramente o projeto de lei, que proibiria a existência de “santuários” ou “cidades seguras”, ou seja, municípios que limitam a cooperação com as autoridades migratórias. Eles citaram a controvérsia na fronteira dos EUA com o México, portanto, chamando a proposta de “projeto de separação familiar” e “espírito maligno”.

Apoiadores da proposta alegam que ela afetaria somente indivíduos acusados de crimes.

“Isso é um jogo político montado pela nossa oposição”, disse a deputada Anna Eskamani, democrata de Orlando. “Isso não tem nada a ver com segurança. Os meus oponentes poderão usar o argumento de que eu votei a favor dos estrangeiros ilegais. É isso que significa”.

Ingoglia disse que os democratas que se opõe à proposta “estão argumentando contra a vontade dos eleitores e as pessoas que vivem no estado da Flórida”.

O Partido Republicano (GOP) possui um histórico conturbado com a imigração num estado onde quase 26% da população é hispânica ou latina, segundo dados do Censo.

O antigo governador Eick Scott usou o cumprimento das leis migratórias como estratégia vitoriosa na campanha em 2010, criticando seu oponente nas eleições primárias como “fraco” no assunto. Entretanto, o esforço em fazer avançar propostas contra a imigração na sessão legislativa de 2011 fracassou devido às desavenças entre os republicanos.

A senadora Anitere Flores, republicana de Miami, adiantou que planeja votar contra a proposta devido a “mensagem estereotipada” dos imigrantes e hispânicos. Entretanto, ela poderá ser a única oponente que é membro do GOP. O projeto de lei proibiria os municípios de implantar políticas santuário na Flórida, embora não haja cidades-santuário no estado.

Fonte: Brazilian Voice