Em um momento em que estamos mais suscetíveis a pressão externa devido as incertezas e…

Em um momento em que estamos mais suscetíveis a pressão externa devido as incertezas e preocupações com a crise mundial que nos atingiu nos últimos meses, como podemos entender a forma como nos posicionamos diante da fé?

Independente de como você se reconhece como pessoa e de que maneira você se relaciona com a fé, o objetivo desse tema de hoje NÃO É FALAR DE RELIGIÃO e sim sobre aquilo que move alguns conceitos relacionados como nós mulheres somos influenciadas e influenciadoras através da fé.

O que a ciência diz sobre a fé.

Mais uma vez afirmo que o foco não é religião e sim o efeito da fé na vida da mulher e como homens e mulheres manifestam de formas diferentes a maneira de encarar a vida. Assim como alguns cientistas famosos foram criticados devido as teorias contraditórias sobre temas como:

A fé, a existência e a criação do universo, vários líderes religiosos também são questionados quanto ao posicionamento que menospreza a importância da ciência em relação a formação da raça humana e de como se explica aquilo que não se vê.

Vários são os estudos apontam que o gênero tem uma influência significativa em relação a maneira como alguém se posiciona religiosamente na maioria dos tipos práticas religiosas.

Assim também, como várias pesquisas demonstram que mulheres, na maioria das vezes, estão mais conectadas com o mundo espiritual do que os homens. A proposta aqui não é comparar quem tem mais fé, homens ou mulheres, mais sim como a saúde de nós mulheres pode ser beneficiada através da fé.

Conhecidamente, ao longo dos séculos, teólogos, cientistas e líderes religiosos analisaram o impacto da fé tanto na saúde física, assim também como a saúde emocional. Acredita-se que a fé exerce um poder de dimensão tal que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida influenciando até na longevidade.

Esse impacto inclusive, beneficiária o comportamento em vários aspectos da vida do ser humano, assim como: a forma de encarar as diversidades, a maneira como nos relacionamos com o próximo, o mundo e o desconhecido, além de como nos protegemos de doenças emocionais como ansiedade e depressão por exemplo. Ou seja, até mesmo os cientistas acreditam que ter fé faz bem para a saúde.

A diferença entre a homens e mulheres diante da fé.
Será que realmente homens e mulheres se diferenciam na maneira em que encaramos a fé? Será que nós mulheres praticamos mais a fé e a devoção do que os homens? Será que existe uma influência cultural na nossa formação religiosa que determina uma maior dedicação nessa área de vida?

Um centro de pesquisa Internacional chamado Pew Research Center analisou o resultado de uma pesquisa que envolveu mais de 84 países sobre o nível de importância da prática religiosa e concluiu que:

a) Cerca de 46 dos 84 países, tanto homens quanto mulheres afirmam que a fé possui o mesmo nível de importância. No entanto em Israel assim como em Moçambique é o contrário.
b) Em média, tanto Homens como mulheres acreditam na existência de: anjos, céu e inferno.

c) A prática de hábitos como, a meditação e a oração se diferem entre os cristãos e Muçulmanos. Sendo que, enquanto homens muçulmanos tendem a frequentar mais os templos religiosos do que as mulheres muçulmanas, mulheres cristãs dedicam mais tempo em oração e nos lugares religiosos. Enquanto entre os muçulmanos, raramente uma mulher é considerada mais religiosa do que o homem, entre os cristãos, as mulheres são reconhecidas como mais religiosas do que os homens.

Essa pesquisa relacionada acima aponta somente alguns dados sobre a diferença entre a religiosidade entre os gêneros, porém outras teorias afirmam os motivos que podem estar relacionados porque somos diferentes até mesmo nessa área. As explicações variam entre a formação biológica, psicológica, status econômicos e sociais, participação no mercado de trabalho, ambiente familiar e outros.

Como a fé pode beneficar a saúde nos momentos de crise.

1. Beneficia na redução do estresse – estudos afirmam que tanto a meditação quanto a prática da oração contribuem para o controle da pressão arterial além de colaborar no fortalecimento da sistema imunológico. Nesse caso, o relaxamento contribui para a redução do estresse proporcionando melhor condição de saúde e prevenindo doenças que podem estar relacionadas ao estresse.

2. Melhora a saúde física – já sabemos que o fumo, a ingestão excessiva de álcool, o uso de drogas são hábitos que prejudicam doenças graves. Muitas mulheres que praticam religiões que promovem uma teoria contrária a esses maus hábitos dizem que procuram viver de forma mais saudável.

3. Influência no conceito de valorização do trabalho voluntário – vários movimentos que promovem caridade ao próximo surgiram de organizações religiosas assim como: Red Cross, Good Samaritan (Bom Samaritano), World Vision, Salvation Army e etc…

A conscientização da responsabilidade de ajudar os necessitados é fortalecida também quando experimentamos junto com outras pessoas a importância da nossa participação para a transformação do mundo mesmo que feita através de pequenos gestos. A compaixão pelo o próximo, que significa se colocar no lugar o outro é fortalecida através da prática de: fé, dedicação e sacrifício em favor de alguém ou de um causa.

4. Proporciona um sentido de vida – através da fé é possível encontrar ou entender melhor o motivo da existência e assim poder proporcionar a certeza de valor pessoal por estar sendo útil.
5. Nos torna pessoas mais resilientes – A fé também influência em compreender e superar melhor as dificuldades da vida principalmente quando os fatores externos fogem do controle pessoal.

A maneira como encontramos para superar as diversidades buscando equilíbrio e alternativas para encontrar soluções para os problemas exerce um papel muito importante na formação da nossa resistência especialmente quando aprendemos a sermos mais flexíveis mantendo o equilíbrio e o controle da maneira pela a qual reagimos.

Então, mesmo vivendo um dos momentos mais difíceis na história da humanidade com a pandemia do novo Coronavírus, junto a um cerco de incertezas e desafios, sugiro que procure renovar a sua fé e a maneira de se fortalecer para vencer, e ainda sair mais fortalecida e madura do que antes.

Hoje, temos a oportunidade de crescer os laços com outras pessoas, mesmo que a distância enquanto ao mesmo tempo de cuidar de nós mesmas e de muitas outras pessoas, através do apoio e da conscientização da nossa participação para vencermos essa guerra que afeta a todas nós. Portanto, FIQUE EM CASA E SE CUIDA.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

GARDINI LAW- Determinados a vencer. Você tem direitos. Imigração. Criminal. Trabalhista. Acidentes de carro. Estamos localizados em Someville e Waltham. Tel: 855-337-8440.

GAUCHÃO RESTAURANTE- O melhor da comida brasileira. Fazemos entrega em toda região: Somerville, Medford, Cambridge e arredores. Estamos localizados no 102 Broadway, Somerville (MA). Ligue: (617) 625-6100.

INCOME TAX- Imposto de renda, contabilidade, folha de pagamento, incorporações, ITIN, Traduções. Temos 4 endereços: Framingham, Worcester, Somerville e Plymouth. Ligue: (508) 872-5597.

Fonte: Brazilian Times