A pandemia do coronavirus, além do risco de contágio, tem afetado nossa saúde mental. Há uma…

A pandemia do coronavirus, além do risco de contágio, tem afetado nossa saúde mental. Há uma epidemia de ansiedade. E não pra menos. O aumento diário do número de óbitos pelo mundo, somado a falta de um tratamento eficaz contra a Covid-19, piora o quadro.

Estamos vivenciando um período crítico e atípico. Alteramos nossa rotina, mudamos nossos hábitos, alguns deles, inclusive, muito significativos, como as manifestações de carinho em forma de beijos e abraços, tão comuns em nossa cultura brasileira.

É difícil ficar imune a essa onda de ansiedade, já que é difícil prever quando a rotina vai voltar ao normal e o que será do mundo daqui pra frente.
A ansiedade é uma reação natural do nosso organismo, surge em situações que nos ameaçam. Quando bem manejada dizemos que é positiva porque nos auxilia a nos prepararmos para enfrentarmos a situação que a desencadeou. Sendo assim, tem a função de nos proteger.

No entanto, quando a ansiedade apresenta-se com maior intensidade e duração, interfere negativamente no nosso dia a dia. Com isso, temos a necessidade de controlar tudo a nossa volta, como uma defesa contra eventuais ameaças.

E, como a ansiedade está ligada ao modo como interpretamos o mundo, neste momento de incerteza, de tensão, nos tornamos mais inseguros, pois não conseguimos relaxar adequadamente, piorando nossa qualidade de vida. Neste estado, nosso pensamento fica acelerado, pois, para nos livrarmos da sensação de desconforto, começamos a buscar ou planejar uma saída.

O estado de tensão e ansiedade acaba interrompendo a respiração correta como uma forma de defesa, ocasionando um bloqueio do músculo diafragma. Isso pode causar dores de cabeça, nas costas, problemas gastrointestinais e até o aumento dessa ansiedade.

Como sabemos, a respiração é uma função básica para a vida, mas ninguém nos ensina como é a forma mais correta de respirar e, por isso não lhe damos a devida importância.

Respirar corretamente é um dos princípios do método Pilates, que enfatiza a realização de todos os exercícios em um ritmo respiratório, já que ao inspirar e expirar profundamente utilizamos a maior parte dos pulmões, otimizando a circulação do sangue oxigenado para todos os tecidos do corpo e melhorando a nutrição de todo o organismo. A prática ajuda a aprimorar a respiração e potencializar a capacidade respiratória.

Uma respiração otimizada, mobiliza a região da coluna, tórax, sistema nervoso autônomo, que entre muitas funções é responsável pelo sono, relaxamento, digestão e reprodução. O Pilates trabalha a respiração, durante cada exercício, sendo um movimento natural e consciente.

Segundo Joseph Pilates, o criador do método, a forma correta de respirar durante a realização dos exercícios, é inspirar puxando o ar pelo nariz expandindo as costelas tridimensionalmente e expirar soltando o ar pela boca esvaziando as costelas, sempre adequando o ritmo respiratório com o movimento realizado.

Para se ter um controle emocional, o corpo e a mente devem sempre ser trabalhados juntos, a ansiedade causa um bloqueio direto na couraça diafragmática. E um diafragma inibido afeta todos os sistemas já que ele está conectado a coluna, a musculatura abdominal, órgãos internos, nervos, veias e artérias.

Com o trabalho de respirar corretamente, que é realizado no Pilates, essa região é mobilizada na medida em que a respiração é solicitada durante o movimento. No início sendo consciente e programado, mas após a constante realização acaba se tornando um ato automático. Assim a respiração profunda e completa começa a ser realizada o dia todo e não só durante a prática de Pilates, controlando assim a ansiedade.

Além da respiração, o Pilates trabalha a concentração, consciência corporal, relaxamento dos músculos, trabalha o corpo como um todo. Mente e corpo juntos favorecendo a uma mente saudável e corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental. Chamando atenção para a união entre o corpo e a mente.

Carolina Alves da Silva (fisioterapeuta)
[email protected]

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

BROOKS LAW- Nos dedicamos a nossos clientes e trabalharemos incansavelmente por você. Somos especializados em acidentes com carros, remuneração dos trabalhadores, lesões pessoais, negligência médica. Estamos localizados na 490 Union Ave., Framingham (MA). Tel: 617-245-8090.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Coluna Carolina Alves da Silva

Fonte: Brazilian Times