O Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) executou uma “operação silenciosa” de três dias, de 27 a 29 de agosto, na área metropolitana de New York, informou em comunicado.

Durante a operação, oficiais do programa do Escritório de Detenção e Deportação (ERO) prenderam seis imigrantes nos condados de Brooklyn, Manhattan, Queens e Ossining. A agência disse que, entre os presos, destaca-se um ex-militar guatemalteco acusado de massacre durante seu período de serviço militar, além de um cidadão chinês que colaborou em abortos forçados em seu país.

“Os seis presos durante esta operação usaram a cidade de New York para esconder seu passado ilícito em seus países de origem”, disse Thomas R. Decker, diretor do escritório de campo da ERO em New York. “As autoridades da ICE continuarão concentrando seus esforços de perseguição aos estrangeiros criminosos ou suspeitos de violar os direitos humanos, e procurarão que cada pessoa seja deportada para seu país de origem”, acrescentou a autoridade.

Entre os presos estão cidadãos da Albânia, China, Guatemala e Sudão, informou o ICE. Desde 2003, o ICE prendeu mais de 415 pessoas por violações da lei relacionada aos direitos humanos sob vários estatutos criminais e / ou de imigração, informou a agência. Durante o mesmo período, a ICE obteve ordens de deportação contra mais de 990 violadores conhecidos ou suspeitos de extrapolarem os direitos humanos.

Fonte: Brazilian Press