Foto9 Oscar Antonio Rosas Alas ICE deporta membro de gangue procurado pela Interpol
Oscar Antônio Rosas Alas, de 23 anos, membro da gangue MS-13, foi deportado na quarta-feira (20) (Foto: ICE)

Oscar Antônio Rosas Alas, de 23 anos, é acusado de praticar extorsão com agravantes

Na quarta-feira (27), agentes do Departamento de Imigração (ICE) deportaram o salvadorenho Oscar Antônio Rosas Alas, de 23 anos, membro da gangue de rua MS-13. Ele era procurado por extorsão com agravantes e foi detido em 19 de março de 2018 no Condado de Eagle, Colorado.

A ordem de prisão detalhava que Oscar era procurado pela Interpol, estava armado, corria risco de escapar e tem tendências violentas. O documento também detalha o envolvimento dele com a gangue Mara Salvatrucha, também conhecida como MS-13. Ele permaneceu sob a custódia federal até a deportação dele na quarta-feira (20).

“Os nossos agentes do ICE trabalham de forma agressiva para remover criminosos estrangeiros e perigosos dos EUA, como Alas”, disse Jefferey D. Lynch, diretor do Setor de Remoções & Cumprimento das Leis (ERO) em Denver. “O ICE prioriza a remoção de membros de gangues e criminosos foragidos para que eles possam ser levados à justiça em seus países de origem”.

Oscar entrou clandestinamente nos EUA através de McAllen (TX), em 2016. Ele eventualmente mudou-se para o Colorado, onde chamou a atenção das autoridades locais e, consequentemente, detido por agentes do ICE. Ele foi embarcado num voo privado da ICE Air Operations rumo ao Aeroporto Internacional Oscar Arnulfo Romero, em San Salvador, El Salvador. Logo após o desembarque, ele foi transferido para a custódia da Polícia Nacional Civil (PNC).

Durante o ano fiscal de 2018, o ICE deportou 258.085 estrangeiros. Batidas resultaram na prisão de 158.581 estrangeiros, sendo 90% deles com antecedentes criminais, acusações criminais pendentes ou com ordem final de deportação, segundo o ICE. O índice representa um aumento de 11% com relação ao ano fiscal de 2017.

O ICE focaliza em deportar ameaças à segurança pública, como estrangeiros com antecedentes criminais, membros de gangues de rua, indivíduos que violaram as leis federais de imigração, incluindo aqueles que reentraram clandestinamente nos EUA após serem deportados e indivíduos com ordens de deportação emitidas por juízes federais de imigração.

 

Fonte: Brazilian Voice

Marcações: