O prédio de arquitetura icônica foi reformado para abrigar o acervo do bilionário François Pinault, um dos maiores colecionadores de arte do mundo

 (Patrick Tourneboeuf/Bourse de Commerce – Pinault Collection/Reprodução)

A antiga Bolsa de Valores de Paris, um prédio histórico do século 19, é a localização do mais novo museu de arte contemporânea da Cidade Luz, o Bourse de Commerce — Pinault Collection. Com inauguração marcada para o dia 23 de janeiro de 2021, o espaço foi totalmente transformado para abrigar exclusivamente a coleção de arte do bilionário francês François Pinault, considerada uma das mais importantes no mundo atualmente.

Colecionador por 40 anos, o empresário hoje acumula mais de 5 mil peças de arte e já exibe algumas delas em seus outros dois museus em Veneza, o Palazzo Grassi e o Punta della Dogana. Agora, grande parte do seu acervo dos séculos 20 e 21 será reunido no Bourse de Commerce, entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, filmes, obras sonoras e outras mídias.

 (Marc Domage/Bourse de Commerce – Pinault Collection/Reprodução)

Localizado na região central de Paris – próximo a uns dos mais famosos centros parisienses de arte, o Louvre e o Pompidou –, a expectativa é que o Bourse de Commerce renove a cena cultural da cidade. “A inauguração do museu não somente enriquecerá o panorama europeu das instituições dedicadas à arte contemporânea, mas depois do duro ano de 2020 para a França e o mundo, pode contribuir no renascimento da vida cultural de Paris”, afirmou Pinault em um comunicado para a imprensa. 

Antes de abrir as portas ao público, foram três anos de uma extensa reforma no prédio histórico onde antes trabalhavam corretores da Bolsa. Idealizado pelo arquiteto japonês Tadao Ando, o projeto de restauração buscou conservar a arquitetura emblemática do edifício (especialmente o seu grande domo e os afrescos no teto), ao mesmo tempo que acrescentou toques modernos à construção. Segundo Ando, “o propósito é criar um edifício que ligue o passado com o presente e o futuro”. 

 (Patrick Tourneboeuf/Bourse de Commerce – Pinault Collection/Reprodução)

A maior transformação aconteceu na parte de dentro do prédio de mais de 130 anos de idade. No térreo, o arquiteto construiu uma estrutura de concreto em formato de cilindro, com nove metros de altura e 30 metros de diâmetro. O espaço principal de exposições será em seu interior – que ainda conta com um auditório para 284 pessoas no subsolo –, mas as obras também estarão espalhadas nos dois pisos superiores, em uma área que totaliza 6.800 metros quadrados. 

 (Patrick Tourneboeuf/Bourse de Commerce – Pinault Collection/Reprodução)

Veja mais detalhes do museu no vídeo a seguir:

O Bourse de Commerce — Pinault Collection abrirá gratuitamente suas portas no dia 23 de janeiro do ano que vem. Saiba mais informações no site do museu

Fonte: Viagem e Turismo