A presidente da Câmara dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, fez uma viagem sem aviso prévio à capital ucraniana no sábado (30), tornando-se a mais alta autoridade dos EUA a se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymr Zelensky, desde o início da guerra, há mais de dois meses.

Zelensky compartilhou um vídeo neste domingo (1º) dele se encontrando com Pelosi na capital ucraniana de Kiev e agradecendo aos EUA por seu forte apoio contra a agressão russa.

O gabinete de Pelosi confirmou a viagem em um comunicado neste domingo, dizendo que a congressista liderou uma delegação oficial do Congresso norte-americano à Ucrânia – a primeira desde a invasão da Rússia.

“Nossa delegação do Congresso teve a solene oportunidade e a extraordinária honra de se reunir com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros altos funcionários ucranianos em Kiev”, diz o comunicado à imprensa.

“Nossa delegação transmitiu nosso respeito e gratidão ao presidente Zelensky por sua liderança e nossa admiração ao povo ucraniano por sua coragem na luta contra a opressão da Rússia”, conclui a nota.

Pelosi foi acompanhada pelos congressistas Jim McGovern, Gregory Meeks, Adam Schiff, Barbara Lee, Bill Keating e Jason Crow.

A delegação está indo para a Polônia em seguida, disse o gabinete de Pelosi, onde os políticos dos EUA se reunirão com o presidente polonês, Andrzej Duda, e outros altos funcionários.

“Quando voltarmos aos Estados Unidos, faremos isso mais informados, profundamente inspirados e prontos para fazer o que for necessário para ajudar o povo ucraniano enquanto defende a democracia para sua nação e para o mundo”, afirma o gabinete da presidente da Câmara dos EUA.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil