A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araujo, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na qual pede que a Corte envie à Justiça Federal de Brasília uma ação que investiga declarações do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub sobre suposto interesse do ministro Ricardo Lewandowski em comprar a sua casa, em São Paulo.

O caso ganhou repercussão depois que Weintraub contou a história em entrevista a um podcast, em 17 de janeiro. Na ocasião, ele manteve em sigilo o nome do magistrado.

Dias depois, o ministro Alexandre de Moraes abriu um procedimento preliminar para apurar declarações de Weintraub. O despacho foi dado no inquérito das fake news.

Em fevereiro, o gabinete de Ricardo Lewandowski informou em nota que, por intermédio de uma corretora imobiliária, o ministro visitou duas casas no mesmo condomínio do ex-ministro da Educação, mas que viu casas que estavam à venda, nenhuma delas de propriedade de Weintraub.

Segundo a PGR, o ex-ministro não é não tem mais foro privilegiado, razão pela qual se conclui que a PGR não tem atribuição para atuar no caso.

“Não se busca a impunidade do caso em tela, mas seu regular e isonômico processamento apartado na instância constitucionalmente legitimada para o respectivo deslinde”, disse a PGR.

Fonte: CNN Brasil