O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve estar presente na reunião entre líderes partidários e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (15), quando está previsto para ser apresentado o relatório do novo marco fiscal. A reunião está agendada para 19h na residência oficial da Câmara.

O deputado e relator da proposta, Claudio Cajado (União Brasil-Ba), disse que o cronograma de votação da proposta, depende do que será decidido pelos congressistas neste encontro.

A apresentação do relatório foi adiada, segundo interlocutores do governo, a pedido do ministro da Fazenda que aguardava a chegada de Arthur Lira de uma viagem ao exterior. Inicialmente, a data prevista era quinta-feira passada, com expectativa para votação na próxima semana.

Com a relação entre Planalto e Congresso estressada, líderes do centrão, próximos a Lira, admitem a possibilidade da votação ser empurrada para a outra semana. À CNN, em reservado, deputados relataram que as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, aumentaram o desgate em torno da articulação politica.

Ao visitar o Estado, Lula chamou o ex-prefeito, ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, de “grampinho”. A expressão se refere ao esquema de gravações que envolvia o avô de ACM Neto, então senador Antônio Carlos Magalhaes.

Antes, o presidente já havia chamado de “fascistas” os organizadores da feira Agrishow, que declinaram de um convite ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para participar do evento.

Além do próprio Cajado, relator do marco fiscal, Elmar Nascimento, líder do União Brasil, também é da Bahia. Elmar tem conversa marcada com o ministro Alexandre Padilha, nesta semana, justamente, para buscar melhor convergência sobre as pautas do governo. Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, que é ex-governador do Estado, tem sido constantemente criticado pela falta de diálogo com políticos.

Fontes ligadas à Fazenda enxergam o ambiente político conturbado e apontam as críticas do presidente como risco ao andamento da proposta na Câmara neste momento.

Auxiliares do ministro da Fazenda buscaram, neste final de semana, diminuir a tensão no diálogo direto com Arthur Lira.

A expectativa é de que Haddad e o secretário executivo, Gabriel Galípolo, indicado à diretoria do Banco Central, ambos com boa relação com Lira e deputados, consigam melhorar o ambiente na política e manter o cronograma de votação do marco fiscal.

Fonte: CNN Brasil