O presidente Jair Bolsonaro não descartou, neste sábado (12), adotar novas medidas para conter o aumento da gasolina e do diesel. Segundo ele, o governo estuda um projeto de lei “com urgência” para zerar o PIS/Cofins.

Bolsonaro já sancionou, na noite desta sexta-feira (11), a proposta que zera os tributos federais sobre o diesel até o fim deste ano e determina alíquota única no ICMS de combustíveis.

A intenção, de acordo com a declaração do presidente, é fazer o mesmo com a gasolina.

“Estava previsto fazer algo semelhante com a gasolina, mas o Senado resolveu mudar na última hora. Caso o contrário, nós teríamos um desconto também na gasolina, que está bastante alto”, disse.

“É no mundo todo isso, mas se nós podemos melhorar aqui, não podemos no descuidar, nos acomodar com o preço que está no resto do mundo. Se pudermos diminuir aqui, faremos isso. Estudo a possibilidade de um projeto de lei complementar com pedido de urgência, para gente fazer a mesma coisa com a gasolina”, concluiu Bolsonaro.

Bolsonaro também afirmou neste sábado (12) que a adoção do subsídio a combustíveis é “uma questão excepcional”, e que a decisão vai passar pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Ele [Guedes] já deu um indicativo dessa possibilidade se o barril do petróleo explodir lá fora, porque se jogar todo preço para o consumidor, o Brasil explode a inflação e explode a economia”, disse o presidente.

Apesar de considerar o lucro da Petrobras “um absurdo em um momento como esse” e não estar satisfeito com o reajuste feito na sexta-feira (11), o chefe do Executivo disse que não vai interferir no mercado.

“É alto, sim, mas é possível você suportar porque a crise é mundial”, afirmou.

Fonte: CNN Brasil