Em um mundo onde as pessoas lutam contra a ansiedade, depressão e esgotamento mental, a terapeuta Nedra Glover Tawwab tem algumas soluções.

Estabelecer limites para com os outros pode ajudar a evitar alguns desses problemas, disse Nedra, que escreveu o livro “Defina limites e encontre a paz: Um guia para encontrar a si mesmo”, disponível em português.

No entanto, o aumento da pressão durante a pandemia para realizar várias tarefas no trabalho e em casa tornou a imposição de limites ainda mais difícil, observa ela, forçando as pessoas a reavaliar suas vidas e aprender a dizer não.

“A vida é cheia de escolhas e eu penso em limites como escolhas”, disse ela. “As pessoas sempre vão querer que você faça alguma coisa. Se sempre fizermos o que as pessoas querem que façamos, estaremos muito ocupados”.

Em conversa com a CNN, a terapeuta ajuda a iluminar as escolhas para que as pessoas possam recuperar o controle de suas vidas, estabelecer limites saudáveis ​​e desfrutar de relacionamentos mais gratificantes.

A conversa a seguir foi editada e resumida para maior clareza.

CNN: Que conexão você viu entre o esgotamento pandêmico e o local de trabalho e a definição de limites?

Nedra Tawwab: Muitos de nós já estavam esgotados e a pandemia realmente nos levou até isso, nos fez avaliar os fatores que estavam levando ao burnout. Para muitos de nós, era o trabalho e os relacionamentos doentios em que estávamos. A pandemia destacou algo que já estava presente.

CNN: Como você acha que esses fatores contribuíram para a “Grande Demissão“?

NT: No início da pandemia, muitos de nós fomos colocados em situações que nunca poderíamos imaginar. Sabemos agora que a vida pode ser flexível, sabemos que podemos gerenciar vários papéis. As pessoas estão tentando descobrir como ganhar a vida sem fazer isso a vida inteira. Estamos em um estado de reavaliar o que parece importante. Pode não valer a pena passar por coisas com as quais estamos lidando no trabalho.

CNN: Para alguém que nunca estabeleceu limites antes, mas sabe que uma mudança é necessária, por onde começar?

NT: Comece com seus sentimentos. Onde você está se sentindo frustrado ou ressentido? Quando esses sentimentos surgem, o que você está fazendo em resposta? Você está tolerando isso ou está tentando fazer a diferença em sua vida? Será útil se você começar a fazer a diferença dizendo: “Este é um espaço em que preciso dizer não”.

Precisamos criar espaços onde as pessoas possam se concentrar no que precisam sem ficarem sobrecarregadas com tarefas.

CNN: Por que é tão difícil para as pessoas dizerem não?

NT: Não se trata de estar sempre em conformidade com tudo que alguém te pede. Às vezes, você precisa recuar, às vezes, você tem dúvidas e, às vezes, você precisa de apoio. Você tem que descobrir como equilibrar a energia de querer ser amado e querer ser um bom profissional.

CNN: Como você consegue esse equilíbrio e como sabe de que lado precisa estar?

NT: Reconheça sua capacidade. Quando você fica ansioso ou frustrado por fazer as coisas? Quando você começa a notar que seu humor está mudando com seus colegas de trabalho ou entes queridos porque você está irritado? Mergulhe no que você sente quando lhe pedem para fazer outro projeto. O que surge para você? Você está ficando ansioso? Você tem tempo para encaixar isso? Você está começando a ter uma reação física ao assumir muitas coisas? É aí que você aprende a colocar um limite.

Pode ser útil dizer às pessoas como demandas afetam sua saúde mental, diz especialista / Getty Images/Marko Geber

CNN: Em seu trabalho como terapeuta, você viu correlações entre aumento da ansiedade, falta de limites e estresse no local de trabalho nos últimos dois anos?

NT: Acho que a ansiedade no local de trabalho aparece como uma desaceleração não intencional. Você se torna mais relaxado em seus deveres, de maneira não intencional. Você fica mais paralisado, se preocupa em completar as coisas ou fica ansioso sobre como essa pessoa pode se sentir se você disser não. Há ansiedade em torno da maneira pela qual você pode concluir suas tarefas de trabalho. Eu vi a maioria aparecer como uma desaceleração e falta de motivação e determinação.

CNN: Que orientação você tem para as pessoas que sabem que precisam ter uma conversa difícil?

NT: As pessoas disseram não antes, e acho que nosso cérebro nos engana. Você sabe dizer não para algumas coisas, mas não sabe dizer não para tudo. Existem outras áreas da vida em que você diz não – o que faz você se sentir confortável nesses espaços? E o que faz você se sentir desconfortável nesses espaços? Temos que nos guiar por “Por que eu acho que isso vai sair pela culatra? Por que eu acho que isso não será bem recebido?”. Muitas vezes é uma narrativa que estamos dizendo a nós mesmos e raramente é a verdade.

CNN: E quanto a conversas sensíveis onde as apostas são maiores? Por exemplo, com um chefe, pai ou sogro.

NT: Comece com a vulnerabilidade. Pode ser útil dizer às pessoas: “Para minha saúde mental, não posso me comprometer a fazer essa coisa extra porque já estou muito atolado”. Use palavras para descrever o que é saúde mental. O que você pode estar passando é ansiedade ou se sentindo sobrecarregado, e você pode dizer: “Estou sobrecarregado com tarefas. Fico muito frustrado porque não consigo encontrar as palavras certas para dizer não. Então, quando você me desafia, me faz sentir como se não fosse seguro dizer não”.

CNN: E se essa pessoa achar que você está sendo desrespeitoso ou rude? Como você conduz essa conversa?

NT: Eu penso muito em família com essa situação. Explique que você entende que provavelmente foi diferente com seus pais e liste as coisas que vocês têm em comum: “Acreditamos em amor, comunidade, conexão, união. Eu acredito que é OK para mim ter uma diferença de opinião. Isso não significa que eu não acredite em amor, comunidade, conexão, união. Isso significa que minha opinião é diferente sobre algumas coisas, mas eu ainda amo a família, mesmo que eu esteja tentando ter algumas coisas que são diferentes para mim”.

CNN: Nos últimos dois anos, as pessoas começaram a aprender sobre as coisas que as fazem trabalhar e viver melhor. Para aqueles que são autônomos, que dicas você tem para reduzir o potencial de esgotamento?

NT: Nós dirigimos a maioria dos carros na faixa de zero a talvez 80, e principalmente em torno do marcador de 60 a 70 km/h. Você não pode existir em 80, e você não pode existir em zero. Muitos de nós tentarão existir nesse número mais alto, e é como se você estivesse acelerando pela vida.

Você está perdendo todos os momentos importantes porque não consegue desacelerar. Há algo sobre tomar a rota cênica às vezes porque a vida é para ser apreciada. A desaceleração intencional é importante. Precisamos praticar ser menos produtivos e descobrir como ficar descansados.

CNN: Nos últimos dois anos, você teve que criar novos limites ou quebrar velhos limites?

NT: Tenho praticado limites intencionais em torno de como aloco o tempo.

Às vezes, em nossa corrida para sermos ocupados e produtivos, estamos apenas dizendo sim. Às vezes, um sim do presente também é um sim do futuro – então eu penso: “Isso vai dar problema no Natal? Então deixe-me dizer não com antecedência. Porque sei que não estarei disponível – estarei assistindo a tudo que a Hallmark e a Lifetime têm a oferecer”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil