O Ministério dos Transportes de Taiwan informou que os voos através de seu espaço aéreo foram retomados gradualmente na manhã deste domingo (7), já que a maioria das notificações de exercícios militares da China perto da ilha “não estão mais em vigor”.

A pasta disse em um comunicado, no entanto, que Taiwan continuará direcionando voos e navios para longe de um exercício militar chinês previsto em sua costa de leste.

O primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang, disse neste domingo que a China usou “arrogantes” ações militares para interromper a paz e a estabilidade regionais.

Falando a repórteres em Taipé, Su também pediu a Pequim que não “flexione seus músculos militares” e condenou “inimigos estrangeiros” que ele disse estarem tentando minar a moral do povo da ilha por meio de ataques cibernéticos e campanhas de desinformação.

No sábado (6), Taiwan detectou “várias” aeronaves e embarcações navais chinesas participando de exercícios militares ao redor do Estreito de Taiwan, no que poderia ser um possível ataque simulado contra a ilha.

O Ministério de Defesa disse que algumas das aeronaves e navios da China cruzaram a sensível linha mediana do Estreito de Taiwan que separa a ilha do continente chinês.

Fonte: CNN Brasil