O Vaticano abriu uma nova investigação sobre o desaparecimento da filha de 15 anos de um de seus funcionários em 1983.

O caso de Emanuela Orlandi ganhou destaque o nos últimos meses após o lançamento de um documentário investigativo da Netflix intitulado “A Garota Desaparecida do Vaticano”.

Orlandi, que era filha de um funcionário do Vaticano e vivia dentro dos muros da cidade santa, desapareceu no verão de 1983 enquanto voltava para casa depois de uma aula de música no centro de Roma.

Na segunda-feira (9), o Vaticano confirmou em comunicado que Alessandro Diddi, promotor de justiça do país, abrirá uma nova investigação sobre o caso.

O diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que a abertura do caso foi “também em resposta a vários pedidos feitos pela família”.

Orlandi desapareceu em 22 de junho de 1983 após uma aula em uma escola de música adjacente à Igreja Católica Sant’Apollinare Opus Dei, perto da Piazza Navona, em Roma.

Seu pai, Ercole Orlandi, falecido em 2004, trabalhava para o Instituto para as Obras de Religião da Santa Sé.

Sua mãe, Maria Orlandi, ainda mora no apartamento da família na Cidade do Vaticano. Seu irmão, Pietro Orlandi, passou a vida tentando descobrir o que aconteceu com sua irmã e muitas vezes culpou o Vaticano por esconder informações.

Lançada no ano passado, a série de quatro partes da Netflix de Mark Lewis destacou várias das teorias da conspiração mais proeminentes, incluindo que seu sequestro estava ligado a Mehmet Ali Agca, que na época estava preso por uma tentativa de assassinato de João Paulo II em St. .Praça de São Pedro em 1981.

O desaparecimento de Orlandi também foi relacionado à gangue criminosa Band of Magliana, cujo líder Enrico de Pedis foi enterrado dentro da igreja Sant’Apollinare até que o Vaticano exumou seus ossos em 2012 a pedido da família da menina, que pensou que ela poderia ser enterrada com dele.

Então, em 2012, o exorcista-chefe do Vaticano, Gabriele Amorth, afirmou que Orlandi foi sequestrado pela polícia do Vaticano como parte de uma quadrilha de sexo.

Restos humanos foram encontrados em 2018 na embaixada da Santa Sé na Itália, no centro de Roma, e foram testados sem sucesso para uma correspondência de DNA com a menina desaparecida.

Um ano depois, o Vaticano concordou em exumar o túmulo de duas princesas que se acredita estarem enterradas no cemitério do Pontifício Colégio Teutônico dentro da Cidade do Vaticano.

Os restos mortais da princesa não foram encontrados na tumba, nem os de Orlandi, mas dois ossuários foram encontrados sob uma porta secreta no cemitério.

Lewis entrevistou a mãe e as irmãs de Orlandi, que nunca haviam sido entrevistadas antes, bem como o investigador-chefe da polícia italiana na época.

Ele usou o antigo design do pôster de pessoas desaparecidas com a foto de Orlandi como principal anúncio da série, o que trouxe uma nova atenção para o caso.

O irmão de Orlandi, Pietro, confirmou à CNN que organizou uma manifestação na Praça de São Pedro para marcar o aniversário dela em 14 de janeiro.

Lewis confirmou à CNN que vários fãs da série da Netflix devem comparecer.

Assista ao trailer de A Garota Desaparecida do Vaticano

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil