O Ministério da Justiça apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) pede a instauração de ação penal contra a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por supostos crimes praticados contra a honra a Bolsonaro.

Segundo a representação, Lula e Gleisi teriam utilizado de seus comícios e propaganda eleitoral oficial como oportunidade para imputar a Bolsonaro fatos ofensivos à sua reputação, além de terem supostamente difamado o presidente.

Na notícia-crime, foi apresentado um vídeo de um comício realizado em outubro de 2022 no Complexo do Alemão, no qual Lula teria atribuído Bolsonaro a responsabilidade pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e por associação a milicianos.

A representação também afirma que Gleisi teria publicado, no dia 10 de setembro de 2022, em uma de suas redes sociais, que Bolsonaro seria o mandante do assassinato de Benedito Cardoso dos Santos, morto por colega de trabalho com 15 facadas.

A CNN entrou em contato com as defesas de Gleisi e de Lula e aguarda manifestação.

Fonte: CNN Brasil