Bondinho Pão de Açúcar suspende atividades devido à pandemia de coronavírus — Foto: DivulgaçãoBondinho Pão de Açúcar suspende atividades devido à pandemia de coronavírus — Foto: Divulgação

Bondinho Pão de Açúcar suspende atividades devido à pandemia de coronavírus — Foto: Divulgação

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro amanheceram fechados nesta terça-feira (17) devido à pandemia do novo coronavírus. As medidas são adotadas após orientações do governador Wilson Witzel e do Governo Federal para conter a proliferação do vírus.

O Bondinho do Pão de Açúcar, que abre as portas a partir das 9h, suspendeu as atividades pelo período de 15 dias. O prazo, segundo a administração, poderá ser reavaliado a qualquer momento.

Os visitantes que adquiriram ingressos para este período vão poder fazer o reagendamento a partir da data de reabertura do parque por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para até 180 dias após a data do bilhete.

Em caso de dúvidas, os visitantes podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

RioStar também parou atividades como prevenção ao novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV GloboRioStar também parou atividades como prevenção ao novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

RioStar também parou atividades como prevenção ao novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

A RioStar, roda gigante inaugurada na Zona Portuária do Rio, também não vai funcionar nesta terça-feira (17) para recesso temporário até dia 30 de março.

O mesmo foi feito no Museu de Arte Moderna do Rio, no Aterro do Flamengo. Tanto as visitações às exposições, quanto excursões escolares, sessões da cinemateca e atendimentos a pesquisadores estão suspensos temporariamente.

Além do MAM, as visitações e exposições também foram canceladas no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, até domingo (22). Antes do anúncio, o museu havia cancelado visitas escolares para reduzir o fluxo de visitantes no espaço.

Para reembolso de ingressos comprados online, é preciso consultar as condições da troca por meio do site do Museu do Amanhã. Caso as entradas passem do prazo, o visitante também pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected].

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está fechado até domingo (22) devido à pandemia do novo coronavírus. — Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão ConteúdoO Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está fechado até domingo (22) devido à pandemia do novo coronavírus. — Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está fechado até domingo (22) devido à pandemia do novo coronavírus. — Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

O mesmo acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), que encerrou as atividades por tempo indeterminado atendendo às orientações da prefeitura para conter a disseminação do vírus na cidade. Os ingressos adquiridos pela internet também vão ser devolvidos por meio do site do museu, na opção Fale Conosco.

O Trem do Corcovado informou na segunda-feira (16) que também suspenderia as atividades até dia 30 de março.

No portal da atração, no entanto, há a afirmação de que a atividade continuaria nesta terça-feira (17) após determinação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Tanto o Trem do Corcovado quanto o ICMBio foram procurados pelo G1 e não responderam até a última atualização desta reportagem.

Situação de emergência

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que vai decretar situação de emergência no estado devido ao novo coronavírus, na segunda-feira (16).

O estado de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. O governo não explicou o que será feito com o decreto de emergência e afirmou que não há uma duração estimada.

A reportagem do G1 apurou que a situação de emergência vai permitir contratações sem licitação na área da Saúde, além de recomendações sobre os empreendimentos que devem ser fechados ou funcionar parcialmente.

  • Shoppings funcionarão em um turno;
  • Lojas dos shoppings estarão fechadas e só a praça de alimentação ficará aberta;
  • Os bares e restaurantes das praças devem funcionar com 1/3 das mesas;
  • Academias devem ser fechadas.

CORONAVÍRUS

*Estagiária sob supervisão de Janaína Carvalho.

Fonte: G1