Quando a escritora e consultora especialista em viagem e intercâmbio Carol Santin (@carol_santin) organizou sua visita a Portugal, ela se preparou para a gastronomia local, as ladeiras e o frio.

O que ela não esperava era encontrar a grande quantidade de fumantes no país de Camões. Era gente com cigarro em tudo que é canto.

Sua percepção não é infundada. De acordo com a OMS, em 2018, 1 em cada 5 portugueses (20%) acima dos 15 anos fumava. E ainda estava abaixo da média europeia, que era de 28%.

Abaixo, Carol conta como foi a experiência de ser uma não-fumante em meio a tanta gente com seu cigarro aceso.

Em tempos de coronavírus não podemos viajar, e muitas vezes nem sair de casa. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Quando disse que iria passar as férias em Portugal (muito meses antes da pandemia atual) me avisaram das ladeiras. Eu sabia que haveria uma escada em cada esquina, que a primavera era gelada e era bom não esquecer de levar um cachecol. Falaram-me das comidas que eu tinha que provar: ovos moles, pastel de belém, francesinha, bacalhau, arroz de pato e tantos outros. Um amigo entendido do mundo dos vinhos me passou uma lista com nomes e endereços de onde comprar o que considero os melhores souvenires de uma viagem: vinhos. Os sites especializados em viagem me deram roteiros do que fazer nas cidades e como me locomover.

Embarquei no voo lotado da TAP numa quinta-feira de sol acreditando que estava preparada para tudo: passeios turísticos, trajeto metrô-hotel e minha única dúvida na verdade era como conseguiria provar tantas delícias da culinária portuguesa.

Mas ninguém me alertou sobre os cigarros. Ninguém me preparou para nuvens de fumaça que cruzariam meu caminho na rua todo dia. Os portugueses fumam muito! Em Lisboa, em Cascais, em Aveiro, no Porto. Não é um hábito de uma cidade apenas, não é um cigarrinho no final do expediente. Acontecia de manhã a caminho da padaria e meu nariz era invadido pela fumaça do cigarro. Era de tarde na saída do metrô quando eu via que acender um cigarro era a primeira coisa que as pessoas faziam. A noite a neblina da fumaça era constante do lado de fora dos restaurantes e dos bares.

Para um viajante fumante, um país cigarro friendly. Para os não-fumantes como eu, a pergunta: é sério isso, Portugal? Logo vocês que me receberam tão bem, do céu azul às suas casas coloridas com varandas de flores e seu povo alegre?

Não entendo como os fumantes convivem com seu cheiro que inclusive se instala definitivamente nas roupas, nos cabelos, na casa. Um maço de cigarros em Portugal custa a fortuna de 5 euros. Acreditem em mim, 5 euros é muito dinheiro, especialmente para gastar em algo que aumenta as chances de doenças e mancha os dentes.

Alguém, por favor, avise aos fumantes que o cigarro saiu de moda desde que inventaram a TV a cores. Nos filmes, galãs com cigarro não seduzem mais ninguém. Mas em Portugal, pela quantidade de adolescentes que vi com cigarro na mão, a realidade deve ser bem diferente.

Quando fui a Paris a trabalho, sabendo da minha antipatia a cigarros uma amiga que já morou na cidade me alertou: se prepare, pois os franceses fumam muito. Não sei se talvez por ter imaginado um cenário catastrófico de quatro fumantes para cada cinco pessoas, chegando lá não tive uma impressão tão ruim. Mas o hábito de fumar do povo português me pegou de surpresa e me decepcionou.

Mas nem tudo está perdido, por isso estou aqui para ajudar. Se você também é fumante como muitos portugueses e adora acender um cigarrinho nas suas viagens, veja a seguir algumas dicas para usar melhor os seus 5 euros na sua próxima viagem à terra de Camões.

Essa é uma pequena lista do que o país oferece.

  • Com 5 euros, você pode subir os 293 degraus da Igreja dos Clérigos no Porto. No final talvez não sinta mais os seus joelhos, mas a vista da cidade compensará cada degrau.
  • Com 5 euros, você compra um delicioso bolinho de bacalhau e mais um doce de ovos e ainda tem troco!
  • Com 5 euros, você compra um garrafa de vinho.
  • Com 5 euros, você compra dois bilhetes de metrô para passear domingo no Parque Eduardo Sétimo em Lisboa (e ainda tem troco).
  • Com 5 euros, você pode tomar um delicioso gelato (e ainda tem troco).
  • Com 5 euros, você paga o comboio para Cascais e pode passar uma tarde jogado na areia da praia.

Em um país que oferece tantas opções de lazer e de alimentação usando os mesmos 5 euros de um maço de cigarros e ainda te dá troco, só não para de fumar quem não quer. E se o pensamento lógico não for suficiente para os fumantes desse mundo, tudo bem. Os teimosos podem continuar expelindo fumaça quando viajam, eu continuarei atravessando a rua para ficar bem longe deles.

*

Aviso aos passageiros 1: Foi no Porto que o casal Caio Giachetti e Carol Dias teve a ideia de vender brigadeiros em uma caixa de ferramentas para financiar a viagem

Aviso aos passageiros 2: Se você se interessa por Portugal, a minha colega Giuliana Miranda mantém um blog na Folha sobre o país, o Ora Pois

Fonte: Folha de S.Paulo