Sommelière indica 5 lugares para quem gosta de vinhos

A sommelière Alexandra Corvo, proprietária da escola e livraria Ciclo das Vinhas, indica cinco lugares na América do Sul e na Europa para quem gosta de vinhos.

Salônica 
Grécia
Região que cerca a segunda maior cidade do país, no norte, está em alta e investindo na divulgação de peculiaridades e qualidade de seus vinhos, cheios de história. As vinícolas Tsantali, Boutari e Alpha Estate são destaques. 

Alentejo
Portugal
Para quem quer sair do burburinho de Lisboa, o Alentejo é rural e tem, sem dúvida, uma das melhores comidas do mundo. Isso sem falar do vinho. Para sair dos lugares-comuns, experimente visitar a Herdade da Ravasqueira, que produz um rosé inigualável, e a ultraclássica e minúscula José de Souza, com sua sala de antigas talhas e ripanço (esmagadora de uvas).

Beaujolais
França
Desmerecidamente à sombra da Borgonha, Beaujolais, ao norte de Lyon, é charmosa, pequena e mais colorida que a sua célebre vizinha. Os vinhos da região, apesar de variarem em estilo, têm, em comum, o perfume intenso e uma maciez firme na boca, como os do Domaine du Clos des Garands. 

Canelones 
Uruguai 
Menos explorado que o Chile e a Argentina, o Uruguai une a calma rural a uma vibração praiana que nenhuma outra região vinícola tem. Uma passadinha no Viñedo de Los Vientos, no balneário de Atlantida, dá uma noção clara dessa mistura deliciosa.
 
Espírito Santo do Pinhal
São Paulo
Quem gosta de maluquices viticulturais vai adorar conhecer o projeto da vinícola Guaspari, que produz a bebida num ambiente totalmente fora dos climas ideais para a vinha, com resultados interessantes. 

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários Facebook