Imagem: site yelp\elvis-h-reyes-ministries-brandon.

Um falso advogado de imigração é acusado de registrar mais de 200 pedidos de asilo para imigrantes na área de Tampa, região oeste do estado. O caso foi investigado pelo HSI, pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e pelo Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough.

O homem identificado como Elvis Harold Reyes, 56, de Brandon, vai responder por 25 acusações, que incluem fraude postal, declarações falsas em documentos de imigração e roubo de identidade agravado, de acordo com um comunicado de imprensa do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE).

De acordo com o ICE, Reyes teria arquivado 215 pedidos de asilo fraudulentos para imigrantes enquanto se apresentava como um falso advogado de imigração. Ele dava conselhos jurídicos e de imigração falsos, imprecisos e incompletos às vítimas, a fim de induzi-las a manter seus serviços e os dos Ministérios da EHR Ministries Inc – uma instituição religiosa.

O homem se apresentava como advogado de imigração (apesar de nunca ter sido advogado licenciado), e também se apresentava como pastor, contador, especialista em imigração, ex-oficial de imigração e ex-agente federal.

Falso advogado de imigração é condenado a 12 anos de prisão

Falsificação de documentos

Segundo a acusação, Reyes visava imigrantes sem documentos de países de língua espanhola na Flórida que estavam buscando carteira de motorista e autorização de trabalho. Ele deu conselhos falsos ou incompletos, legais e de imigração, para que as vítimas continuassem os serviços com ele.

Segundo a promotoria do caso, as vítimas pagaram Reyes para representá-las em questões relacionadas à imigração perante os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e outras agências.

Reyes entrou com pedidos de imigração falsos em nome das vítimas, buscando alívio para asilo e retenções para evitar deportação. Reyes falsificou respostas nos pedidos de asilo – inventando histórias sobre ameaças, perseguição e o suposto medo dos candidatos de retornar aos seus países de origem, diz o ICE.

Governo propõe aumento de taxas para cidadania e outros pedidos de imigração

O falso advogado não informava as vítimas das respostas, nem as informava sobre as implicações legais de registrar falsos pedidos de asilo.

A agência responsável pela investigação interna- Homeland Security Investigations (HSI) – acredita que pode haver mais vítimas e pede a qualquer pessoa com informações para entrar em contato com o departamento pelo telefone 1-866-347-2423.

Se condenado, Reyes pode pegar pena máxima de 20 anos de prisão federal por cada uma das oito acusação de fraude postal, até 15 anos de prisão por cada uma das oito acusação de declarações falsas e um período consecutivo obrigatório de dois anos de prisão para cada uma das nove acusações de roubo de identidade agravado.

O post Falso advogado de imigração da FL é acusado de fraude em mais de 200 pedidos de asilo apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News