Foto3 Agente ICE EUA planeja acelerar deportação de brasileiros detidos na fronteira
O número de brasileiros detidos tentando cruzar irregularmente a fronteira bateu o recorde de 18 mil em 2019 (Foto: ICE)

A administração Trump pediu ao Itamaraty a liberação para mais voos particulares transportando brasileiros deportados

A administração de Donald Trump quer aumentar o número de voos particulares para deportar brasileiros que tentam entrar clandestinamente no país através da divisa com o México. O número de brasileiros detidos tentando cruzar irregularmente a fronteira bateu o recorde de 18 mil em 2019 e as autoridades americanas buscam soluções para acelerar os processos de deportação.

O uso de aviões particulares para deportar imigrantes indocumentados é uma prática antiga e o governo dos EUA arca com os custos. Entretanto, esse método era raramente usado com brasileiros. Conforme os auxiliares do Presidente Jair Bolsonaro, o número de brasileiros detidos na fronteira entre os EUA e México nos últimos anos não foi tão grande. Ainda havia, da parte do Brasil, resistência política de governos anteriores em autorizar tais voos. No final de 2019, a administração consultou formalmente as autoridades brasileiras pedindo a autorização para mais voos particulares.

Segundo informações, o Itamaraty havia respondido que avaliaria o pedido e que ainda deveria enviar uma resposta formal ao Departamento de Estado em Washington-DC.

Em 2019, o Brasil concordou com somente uma aeronave para retornar 70 brasileiros deportados dos EUA. O avião aterrissou no final de outubro no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Conforme a chancelaria brasileira, nos últimos anos, houve outro voo particular registrado e ocorrido em outubro de 2017.

Fonte: Brazilian Voice