Foto33 Green Card scaled Erros cometidos por imigrantes podem causar a perda do green card
O USCIS informa que determinados fatores, intencionais ou acidentais, podem ser interpretados como abandono do green card

O green card também pode ser cancelado se um juiz de imigração emitir uma ordem final de deportação por causa de crimes graves

O processo de aquisição da residência legal permanente (green card) pode ser longo e trabalhoso para inúmeros imigrantes. O documento abre um amplo espectro de possibilidades de emprego e oferece garantias que os imigrantes possam viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Entretanto, o green card, que permite adquirir a cidadania dos EUA através da naturalização, pode ser perdido por erros, abandono de status ou ordens de deportação emitidas por juízes de imigração.

O Serviço de Cidadania & Imigração dos EUA (USCIS) informa que determinados fatores, intencionais ou acidentais, podem ser interpretados como abandono do status de residência legal permanente.

. Motivos principais:

▪ Mudar para outro país com a intenção de morar lá permanentemente.

▪ Ficar no exterior por um período prolongado, sem prova de que a viagem é para uma visita de curto prazo. O green card é cancelado automaticamente se as viagens ao exterior durarem mais de 1 ano ou se os imigrantes se estabelecerem em outro país. Nos dois casos, o USCIS recomenda solicitar permissão para entrar novamente nos Estados Unidos.

▪ Não declarar renda à Receita Federal (IRS) e às autoridades estaduais de imposto de renda.

▪ Declarar o status de “não imigrante” nas declarações de imposto de renda dos EUA.

▪ Não se registrar no Sistema de Serviço Seletivo das Forças Armadas dos EUA, se os imigrantes forem homens entre 18 e 26 anos de idade.

As leis dos EUA também podem cancelar a residência permanente se um juiz de imigração emitir uma ordem final de deportação por causa de crimes graves, incluindo dirigir sob a influência de álcool ou drogas.

Um regulamento do USCIS implantado no ano passado exige que os imigrantes compareçam perante um tribunal de imigração se tiverem abusado de algum programa relacionado a benefícios públicos.

Uma pessoa pode ser deportada se houver evidência de “fraude ou deturpação intencional em conexão com qualquer assunto ou aplicação oficial perante uma agência governamental”, observa o memorando da diretriz.

Uma ordem de deportação cancela automaticamente o green card. Os imigrantes que enfrentam essa situação devem buscar ajuda profissional, pois é muito difícil recuperar o status de residência legal permanente após o cancelamento do green card.

Fonte: Brazilian Voice