• O setor já prevê um prejuízo de US $ 225 bilhões nos próximos três meses.

Um dos setores que mais tem sofrido com o coronavírus tem sido a indústria de serviços, principalmente os restaurantes, que tem fechado as portas em todo o país. O setor já prevê um prejuízo de US $ 225 bilhões nos próximos três meses.

Um grupo de empresários da indústria, com apoio da National Restaurant Association (NRA), está solicitando ao governo federal um pacote de ajuda financeira exclusivamente para restaurantes e seus funcionários. A NRA enviou mensagem ao Departamento do Tesouro alegando que um fundo de recuperação de US $ 145 bilhões poderia trazer um alívio temporário para a indústria de restaurantes e serviços de alimentação.

Mais de 20 estados já determinaram que os restaurantes fechem seus salões, atendendo somente clientes que ordenem para levar ou para delivery. Esse tem sido o caso dos restaurantes brasileiros, e tantos outros no sul da Flórida (Leia “Brasileiros falam sobre o impacto na rotina e nos negócios por causa do coronavirus”).

Desemprego aumentando

Somente nessa última sema o número de solicitação de seguro desemprego atingiu 281.000, refletindo apenas as primeiras indicações do impacto que o coronavírus terá no cenário de emprego nos Estados Unidos. O número representa um aumento significativo em relação aos 211.000 pedidos da semana passada, de acordo com o Departamento do Trabalho.

E a tendência é crescer. No sul da Flórida, os restaurantes já demitiram ou reduziram a carga horária de mais de 2,000 empregados só na última semana. Em todo o estado, a indústria hoteleira e de serviços adjacentes – que incluem restaurantes- já cortaram quase 400.000 empregos em meio ao surto de coronavírus, principalmente na Flórida Central por causa dos fechamentos dos parques de diversão. Os dados foram divulgados na quinta-feira pela American Hotel & Lodging Association.

Em todo o país, um grupo de economistas do Goldman Sachs prevê que 2,25 milhões de americanos dos setores aéreo e de restaurantes, hotéis, eventos, e de lojas devem entrar para a fila do desemprego na próxima semana.

Reunião com Trump

O presidente Donald Trump conversou com executivos das maiores empresas de restaurantes dos Estados Unidos na terça-feira, 17, e acenou com um pacote de empréstimo a longo prazo e com juros quase zero para pequenas empresas, o que inclui também restaurantes. A ideia é manter o fluxo de caixa para que as pequenas empresas consigam pagar os seus funcionários.

Entre os participantes da reunião estavam os CEOs da Domino’s Pizza, Chick-fil-A, Subway, Papa John’s, Wendy’s, Taco Bell, KFC, Pizza Hut e McDonald’s .

O grupo de lobistas alega que o setor pode ser obrigado a demitir de 5 a 7 milhões de pessoas. Em todo o país 15.6 pessoas trabalham no setor de restaurantes, de acordo com o site restaurant.org. A California, New York e Illinois empregam conjuntamente 3.6 milhões de pessoas – quase metade da força laboral do setor. A Flórida emprega cerca e 1.1 milhão de pessoas, o que representa 12% de toda a força laboral do estado.

Mas os proprietários de restaurantes independentes, administrados por famílias, dizem que são os pequenos restaurantes que precisam de mais ajuda financeira.

Enquanto o reforço financeiro federal não vem, o governador da Flórida lançou um programa de empréstimos para ajudar as pequenas empresas – Short Time Compensation Program. Ron DeSantis anunciou que US $ 2 milhões serão disponibilizados para novos empréstimos, com juros baixos, para “as empresas que enfrentam danos econômicos devido ao COVID-19”. O empréstimo seria para as empresas pagarem “dívidas fixas, folha de pagamento, contas a pagar e outras contas”.

Mais informações pelos websites https://floridadisaster.biz e connect.myflorida.com/Employer/Core/Login.ASPX.

O post Donos de restaurantes pedem $145 billion ao governo para o setor apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News