Com maior número de casos de infecção pelo coronavírus no estado, os condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade ficarão somente com comércio essencial aberto. Empresas consideradas “não essenciais” terão que fechar no sul da Flórida nesta sexta-feira, 20, segundo declaração do governador Ron DeSantis.

Brasileiros falam sobre o impacto na rotina e nos negócios por causa do coronavírus

O objetivo é evitar a propagação do coronavírus. O prefeito de Miami-Dade, Carlos Gimenez, já havia feito declaração semelhante na quinta-feira ordenando fechamento do comércio local.

Entre as empresas consideradas essenciais estão mercearias, postos de gasolina, creches e lojas de animais. Empresas não essenciais, como restaurantes, devem fechar ou converter atendimento apenas para delivery ou retirada.

O objetivo é coordenar os esforços para que as pessoas tenham menos probabilidade de se deslocar entre municípios para diferentes serviços, como visitar praias, restaurantes, cinemas ou academias, disse o prefeito do Condado de Palm Beach, Dave Kerner. A ordem do governador cobre tudo isso e muito mais, e se aplicaria a todos os tipos de empresas em cada município, para que seja uniforme.

O Condado de Miami-Dade agora tem o maior número de casos no estado, com 101, superando os 96 de Broward. O Condado de Palm Beach é o terceiro com 29, e todos os três condados, que são considerados “epicentro” do surto de coronavírus pelo governador Ron DeSantis, agora estão sob ordens do estado para fechamento dos “negócios não essenciais”.

Florida Keys fechada

As autoridades anunciaram quinta-feira que os hotéis em Florida Keys serão direcionados a parar de aceitar novas reservas imediatamente e que planejam fechar a ilha aos visitantes a partir das 18h de domingo, 22.

Mais de 400 casos e 9 mortes

A disseminação do coronavírus continua se expandindo na Flórida, com mais da metade dos condados do estado com pelo menos um caso e o total estadual em 432 na manhã desta sexta. A nona morte no estado foi registrada na quinta-feira, 19.

O número nacional de mortos ultrapassou os 200. Isso inclui um homem de 34 anos da Califórnia que visitou a Disney World e a Universal Orlando no início deste mês. Nesta sexta-feira, 20, são nove mortes da Flórida, seis em Nova Jersey, atrás das 74 de Washington, 38 de Nova York e 38 da Califórnia, 18 da Louisiana e 10 da Geórgia.

O Departamento de Saúde do estado afirmou que estava rastreando 432 casos na noite de quinta-feira. Isso inclui 393 casos confirmados em residentes da Flórida, seis dos quais estavam fora do estado. Outros 39 casos foram diagnosticados em não residentes da Flórida.

A Flórida realizou 3.254 testes até o momento e aguarda 1.126 resultados, além de implantar mais acesso em todo o estado, incluindo a introdução de locais de testes drive-through. Um deles está sendo criado para os condados da Flórida Central no Orange County Convention Center, que será aberto na próxima semana.

“Se o governo determinar que temos que fechar, fecharemos”

Proprietária de dois estabelecimentos brasileiros bastante frequentados no sul da Flórida, o restaurante Picanha Brazil, em Boca Raton, e da pizzaria Dipizza, em Parkland, Ivanete Dombrowiski conta que reforçou a higiene dentro dos estabelecimentos e que por enquanto continuam funcionando normalmente.

“Reforçamos a higiene nos ambientes, colocamos mais pontos de álcool gel disponíveis, são feitas limpezas extra das mesas, cadeiras, maçanetas das portas e toda superfície de contato direto das pessoas. Também colocamos as mesas mais afastadas umas das outras. Estamos fazendo a nossa parte”, afirma.

Segundo Dombrowiski, houve aumento dos pedidos de delivery e de pessoas que vão até o local, mas pedem para levar para casa. Prevendo um possível período de crise, a empresária conta que orientou os funcionários a evitarem gastos desnecessários, caso tenha que fechar os estabelecimentos e dispensá-los por um período. “Alguns inclusive cancelaram viagens que pretendiam fazer”, afirmou.

“Vamos passar por mais essa porque somos brasileiros”

E acrescenta que estão bem conscientes da situação, mas otimistas. “Preparados para crise, nunca ninguém está, mas vamos passar por mais essa porque somos brasileiros e sabemos bem o que é viver com e superar crises. O vírus pode estar em qualquer lugar, estamos fazendo o possível e vamos funcionar até quando der, mas é claro, se o governo determinar que temos que fechar, fecharemos”, finaliza.

Flórida Central

O Condado de Brevard fechou todos os estacionamentos públicos a partir desta sexta-feira, enquanto as rampas de praia do Condado de Volusia em New Smyrna Beach estão fechadas a partir de hoje com fechamentos de rampas de praia em todo o condado.

Os casos no centro da Flórida estão crescendo, mas ainda não no nível do sul da Flórida. O Condado de Orange lidera com 19 casos, seguidos pelos 13 de Osceola, nove de Volusia, oito de Seminole, Polk e Lake com quatro, Brevard com três e Sumter com dois.

Ao contrário de muitas praias do sul da Flórida, as praias de Brevard e Volusia permanecem tecnicamente abertas, apenas com acesso mais difícil. Com informações do Sun Sentinel e Orlando Sentinel.

O post Coronavírus: Governo ordena fechamento de empresas “não essenciais” no sul da Flórida apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News