O governador de New York, Andrew Cuomo, disse na segunda-feira (27) que seu decreto de confinamento domiciliar provavelmente será prorrogado depois de 15 de maio em muitas partes do Estado, mas que as restrições podem ser relaxadas em algumas regiões se estas tiverem capacidade hospitalar suficiente e cumprirem outros critérios.

Cuomo também disse em um briefing diário que Nova York já examinou 7.500 pessoas em busca de anticorpos contra a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, e que 14,9% tiveram diagnóstico positivo, indicando que foram infectadas e sobreviveram.

A taxa de infecção estava acima dos 13,9% quando os resultados iniciais de 3 mil pessoas foram revelados na semana passada.

Cuomo disse que a amostragem maior aumentou sua crença de que a taxa de mortalidade da Covid-19, calculada ao se dividir o número de mortes pela taxa de infecção sugerida pelos exames de anticorpos, pode ser menor do que alguns especialistas haviam temido.

“A taxa de mortalidade é muito, muito mais baixa porque muda o denominador”, disse o governador.

Cuomo disse que no domingo as hospitalizações estavam aproximadamente como no dia anterior e que outros 337 nova-iorquinos morreram nas últimas 24 horas devido à Covid-19 – menos do que as 367 do dia anterior e o menor número diário de óbitos desde 30 de março.

Ele disse que o Estado usará um fundo de emergência para dar 25 milhões de dólares de ajuda a bancos de alimentos desfalcados e lançou uma iniciativa para comprar laticínios e outros produtos alimentícios de agricultores que de outra maneira os jogariam fora devido à demanda fraca.

Fonte: Brazilian Press