O prefeito Ras J. Baraka reiterou seu apoio para que a Prefeitura de Newark crie uma Renda Básica Garantida para todos os residentes. Ao fazer isso, ele citou o poderoso impacto econômico que o novo coronavírus (COVID-19) está criando, além do terrível problema de saúde.

“A agitação econômica causada pelo Coronavírus – pessoas perdendo empregos, inquilinos enfrentando despejo, proprietários de imóveis em risco de execução hipotecária – confirmou algo que já sabíamos: os americanos precisam de mais dinheiro nas mãos. A urgência em fornecer esse dinheiro – como faria a legislação<https://www.washingtonpost.com/business/2020/03/25/trump-senate-coronavirus-economic-stimulus-2-trillion/> recentemente aprovada pelo Congresso – é uma medida de emergência para ajudar a estabilizar famílias cujas vidas e finanças foram afetadas por essa crise. No entanto, há muito tempo existe uma epidemia de famílias vivendo de salário em salário – uma conta inesperada ou queda nos salários pode fazer com que famílias enfrentem sua própria crise. A necessidade de dinheiro será contínua – e nossa resposta também deve ser”, afirmou o prefeito.

O que você precisa saber:

* No Discurso sobre o Estado da Cidade do ano passado, o prefeito Baraka anunciou que estava lançando a Força-Tarefa de Renda Garantida de Newark para explorar como uma renda garantida – infusões regulares e incondicionais de dinheiro – poderia ajudar nas necessidades dos moradores da cidade.

* A composição de Newark: 78% dos residentes são locatários, a média dos aluguéis aumentou 20%, enquanto a renda média caiu 10% desde 2000. A renda média de Newark é inferior a US$ 40.000 por ano, enquanto a United Way<http://www.unitedwaynnj.org/ourwork/alice_nj.php> da Grande Newark estima que uma família deva ganhar US $ 63.000 por ano para atender a suas necessidades básicas.

* O prefeito Baraka destacou outros municípios que lançaram iniciativas semelhantes, como Stockton, na Califórnia, onde o prefeito Michael Tubbs lançou a Demonstração de Empoderamento Econômico de Stockton<https://www.stocktondemonstration.org/> (SEED) em 2019 para fornecer US$ 500 por mês durante 18 meses a 125 residentes de baixa renda.

* A Força-Tarefa de Renda Garantida de Newark deverá divulgar um relatório final sobre seus achados, projetar e implementar recomendações para o programa-piloto nas próximas semanas.

Para ler a mensagem do prefeito Baraka, visite: https://www.newarknj.gov/news/mayor-baraka-op-ed-on-universal-basic-income

Fonte: Brazilian Press