Donald Trump e Jair Bolsonaro durante reunião bilateral no Japão em 2019. Foto: Alan Santos / PR

O presidente Donald Trump confirmou durante coletiva nesta sexta-feira, 6, que vai se encontrar com Jair Bolsonaro no seu resort de Mar-a-Lago, em West Palm Beach. O encontro deve ocorrer no sábado, 7, quando os dois presidentes poderão fechar acordos na área militar durante um jantar.

“Sim, eu vou jantar com ele em Mar-a-Lago. Ele quis marcar um jantar, na Flórida se possível, o presidente do Brasil”, respondeu Trump a um repórter durante uma coletiva, após a assinatura de um pacote de US$ 8,3 bilhões aprovado ontem pelo Senado para financiar o combate ao novo coronavírus (covid-19) no país.

Bolsonaro vem à Flórida para encontrar autoridades e visitar instalações militares

A situação política da Venezuela e investimentos em infraestrutura estão na pauta do encontro, segundo a Secretaria de Imprensa da Casa Branca, que confirmou e deu mais detalhes sobre o encontro.

De acordo com o comunicado, “como líderes das duas maiores economias do hemisfério”, Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela, trazer paz ao Oriente Médio, implementar políticas comerciais pró-crescimento e investimentos em infraestrutura.

“O presidente [Trump] usará esta reunião como uma oportunidade para agradecer ao Brasil por sua forte aliança com os Estados Unidos”, informou a Casa Branca.

Agenda na Flórida

De 7 a 10 de março, Bolsonaro vai visitar locais e se encontrar com líderes políticos e religiosos e empresários norte-americanos na Flórida. Uma das visitas será na sede do Comando Militar do Sul dos EUA em Miami – que é a unidade das Forças Armadas do país responsável pela cooperação de segurança e operações militares nos países da América Central e do Sul.

De acordo com a assessoria, Bolsonaro e ao menos seis ministros viajam na manhã de sábado. A chegada a Miami está prevista para às 15h30 do mesmo dia, horário local. Na primeira noite em solo norte-americano, o presidente brasileiro participará de eventos privados.

Na manhã de domingo 8, Bolsonaro e ministros visitarão o Comando Militar do Sul, que fica nos arredores de Miami. Eles serão recebidos pelo general que administra a unidade militar e, além de conhecer as instalações, devem assistir a uma apresentação. Uma mesa-redonda entre autoridades militares dos dois países também está prevista.

No dia seguinte, segunda-feira, 9, o presidente se encontra com os senadores Marco Rubio e Rick Scott, ambos integrantes do Partido Republicano, o mesmo do presidente Donald Trump, e com o prefeito de Miami, Francis Suarez. Na sequência, a comitiva brasileira participará da sessão de abertura de seminário empresarial Brasil-EUA.

No mesmo dia, Bolsonaro ainda se encontra com representantes da comunidade brasileira na Flórida e com pastores locais. Na terça-feira (10), Bolsonaro participa da abertura de outra conferência empresarial entre investidores dos dois países e, em seguida, viaja para Jacksonville para visitar as instalações de uma fábrica da Embraer.

O post Trump confirma jantar com Bolsonaro em Mar-a-Lago apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News