O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, planeja apresentar nesta quarta-feira, no primeiro do seu mandato apresentar um projeto de lei amplo, que proporcione um processo de oito anos para que um imigrante obtenha a cidadania americana, segundo informa a Associated Press.

A proposta beneficiaria 11 milhões de pessoas que vivem nos EUA sem status legal, uma drástica reversão das duras políticas anti-imigração do governo de Donald Trump. Com essa proposta, Biden cumpre uma importante promessa de campanha feita aos eleitores latinos e outras comunidades de imigrantes, que nos quatro anos de governo Trump foram alvo de políticas cada vez mais restritivas e de medidas de deportação em massa.

O plano do democrata também proporciona uma via rápida para obter a cidadania americana para aqueles que vivem sem status legal nos EUA nos últimos anos. Mas a proposta não inclui uma compensação na forma de reforço da segurança na fronteira, algo defendido por muitos republicanos, o que coloca em dúvida a aprovação do projeto de lei num Congresso dividido. // Valor Econômico.

Fonte: Brazilian Press