As Câmaras de Comércio são organizações criadas em praticamente todos os países…

As Câmaras de Comércio são organizações criadas em praticamente todos os países ocidentais, com objetivo de desenvolver empreendedores, validar a reputação dos negócios e atuar como facilitadores nas relações de troca. Onde elas existem, os empreendedores conseguem se organizar e, juntos, constróem uma agenda positiva que favorece os empreendimentos como um todo.

A proposta da CDL-Boston não é diferente. Em tese, seu objetivo é ser uma fonte de disseminação de conhecimento, estar fisicamente estabelecida e oferecer conteúdos aos associados de tal forma que os mesmos visualizem na entidade um local onde os desafios encontram soluções. 

Entretanto, para isso, ela precisa deixar de ser projeto. Precisamos ter coragem de nos doarmos em troca de ser parte de uma instituição que ainda não conseguiu se consolidar, mas que pode oferecer muito. Os Brasileiros, de uma forma geral, ainda não construíram uma história positiva como empreendedores nos USA, mas ganharam, agora, essa oportunidade.

A presidente Simone Mocelin

Sabemos que é enorme a dificuldade de iniciar do ponto zero, mas, se fosse fácil, qualquer um faria. E nós não somos qualquer um, precisamos acreditar que somos pessoas realizadoras, e se de fato ainda não somos, teremos que nos reinventar. A boa notícia é que isso é possível e nós, que já compomos a instituição estamos, de fato, trabalhando para isso.

Nesse sentido, é importante lembrar que no caminho do sucesso nos negócios estão alguns pilares como: os impostos, a ética e a reputação. Quem não paga impostos não tem um negócio de fato, tem uma aventura comercial. Quem não tem ética não prospera e sem reputação qualquer empresa quebra. Ou seja, em geral, empreendimentos que não respeitam esses pilares, são condenados ao insucesso. A lei da vantagem sempre foi uma mentira, é preciso apagá-la da nossa memoria, os negócios que prosperam são baseados na lei de win-win.

Simone Mocelin exibe a Brazilian Times Magazine

Por isso, nós da CDL Boston, dentro do nosso escopo educacional, estamos preparando nossos empresários de qualquer tamanho para agirem com ética e dentro da legalidade a fim de gerarem uma boa reputação. Além disso, buscaremos: 

• Construir um business-plan, documentá-lo e obedecer suas premissas. Fazer negócio de forma empírica é uma verdadeira roleta Russa;

• Mitigar riscos: estudar todos os ângulos de suas iniciativas empreendedoras;

• Criar processos: criar um fluxograma desde o pedido até a entrega;

• Desenvolver métodos: esta é a forma de agilizar as operações e mitigar riscos;

• Priorizar o algoritmo do associativismo: é impossível fazer negócios sozinho e a Câmara de comercio, pode ser a chave para tornar este caminho mais curto.

Trabalharemos, firmemente, em busca de preparar nossos associados para realizarem o melhor que podem com as ferramentas que possuem, até que consigamos mais ferramentas para que possam fazer ainda melhor. Por isso, não deixe para depois sua participação ativa na instituição, seja um agente de mudanças e criador de uma história que mudará as próximas gerações dos Brasileiros empreendedores de Massachusetts e, consequentemente, de toda comunidade.

Fonte: Camila Oliveira – Assessora de Comunicação da CDLE-USA

Fonte: Brazilian Times