As vacinas  contra o covid começaram a chegar em New Jersey em quantidades limitadas. Os primeiros a receberem foram os hospitais e sistemas de saúde. Os próximos serão os residentes de asilos. As farmácias CVS e Walgreens estarão vacinando os residentes na semana do dia 28 de dezembro. Esta fase da vacina será para o grupo de prioridade 1A- que irá até fevereiro. O tempo para o estado progredir com as próximas fases-1B, 1C, 2 e 3- dependerá de quando o estoque  da vacina  chegará em New Jersey..

Todos precisam ser vacinados duas vezes.A vacina Pfizer-BioNTech terá um espaço de 3 semanas entre elas. A vacina Moderna, terá um espaço de 4 semanas. Se você começar com uma vacina, não pode vacinar com a outra na segunda fase.  O governador Phil Murphy disse que quem quiser tomar a vacina poderá ser vacinado até o final de abril ou maio. Por enquanto não há detalhes sobre critérios ou quando cada grupo poderá ser vacinado. Mas se espera que esses grupos sejam:

Em janeiro, pessoas que trabalham na área de saúde, em asilos e todos que trabalhem neles.(grupo 1A). Entre o meio de janeiro até fevereiro.  Trabalhadores essenciais, incluindo professores e outros trabalhadores na área educacional, policiais, bombeiros, trabalhadores de agricultura e alimentação, trabalhadores da área de transporte. Estes estão incluídos na fase 1B. Que vai de fevereiro  e março. Pessoas de 65 anos ou mais velhos, e adultos com problemas de alto risco médicos. Final de março, abril e maio: qualquer pessoa não citada na categoria acima.

Como eu posso me inscrever para receber a vacina? O estado abrirá uma forma de se registrar para residentes de New Jersey on-line. No começo será para o grupo de prioridade e depois para o público em geral. Se você já teve o covid 19, também pode ser vacinado dependendo onde você se encaixa nos grupos.  Se você ainda está positivo, é recomendado que espere para ser vacinado quando não estiver mais com sintomas. Para as pessoas com alergia severa para outros tipos de vacina é preciso ter  precauções que incluem ficar em observação por 30 minutos depois de tomar a vacina. Aqueles com asma devem receber a vacina, já que a asma é um fator de risco para quem é infectado pelo COVID.

Para as pessoas com alergia comuns, o CDC diz que podem ser vacinados. Isso inclui pessoas com histórico de alergia a comida, animais, insetos, venenos, latex e outras alergias não relacionadas as vacinas ou injeções.  História de alergia a remédios orais. História na família de anafilaxia. Gravidas são parte do grupo que é recomendado receber a vacina, elas podem escolher se querem ser vacinadas. Ainda não é se sabe se a vacina é um risco para as pessoas que estão grávidas.  O CDC recomenda tomar tylenol para tratar a febre e outros efeitos que a vacina pode ter em grávidas que decidam tomar as vacinas.
Seis “mega-sites” em todo o estado começarão a operar. São eles:

● The Atlantic City Convention Center
● The Meadowlands Racetrack in East Rutherford
● The Moorestown Mall (former Lord & Taylor store) in Burlington County
● Rowan College South Jersey in Sewell, Gloucester County
● The New Jersey Convention and Exposition Center in Edison, Middlesex County
● The Rockaway Townsquare Mall (former Sears store) in Morris County

Além disso, uma rede de mais de 200 sites menores também está sendo desenvolvida. Incluirá alguns departamentos de saúde locais e municipais, centros de saúde comunitários, farmácias de varejo, clínicas de atenção primária e centros de atendimento de urgência. Esta matéria foi escrita e produzida por NorthJersey.com. Foi traduzido por Brazilian Press e publicada sob especial autorização e coordenada pelo NJ News Commons do Center  Cooperative Media at Montclair State University. To read more, visit NorthJersey.com.

Fonte: Brazilian Press