Imagem: The White House.

O presidente Donald Trump e sua força-tarefa de combate ao coronavírus estão considerando seriamente uma quarentena nacional de duas semanas para retardar a disseminação do COVID-19. Trump também estaria considerando convocar a Guarda Nacional para aplicá-la.

Tais medidas devem ser anunciadas nos próximos dias.

EUA aprovam plano de ajuda social de US$ 100 bi pelo coronavírus

Em todo o país, ordens de isolamento afetam cerca de 75 milhões de pessoas, isso representa 1 a cada 5 habitantes do país. Mais de 21,2 mil pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 no país e ao menos 267 morreram até este sábado, 21, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças.

Até então, Trump tem permitido que os governadores estaduais ajam de forma independente com o apoio de Washington, sobre decreto de toque de recolher, quarentena e fechamento de locais públicos e não essenciais, por exemplo.

Basicamente, a ordem seria pedir às pessoas que “ficassem em casa”, com apenas supermercados e farmácias abertos. Vários estados já anunciaram uma política de “ficar em casa”, com Illinois sendo adicionado à lista ontem.

Na Califórnia, o governador Gavin Newsom emitiu uma ordem estadual para que todos os residentes fiquem em casa até novo aviso. Ele também colocou a Guarda Nacional em observação.

Walmart, Dollar Tree e 7-Eleven vão contratar cerca de 200.000 trabalhadores

Na Flórida, agentes da Guarda Nacional ajudam em pontos de testes móveis espalhados pelo estado e principalmente na parte sul – a mais afetada até então.

Outras ideias sendo consideradas

Funcionários ligados à equipe do presidente disseram que dezenas de ideias radicais estão sendo consideradas – uma delas seria proibir todos os voos domésticos – outro ponto em análise pela Casa Branca e que somente o presidente pode tomar.

Trump elogiou a população por seguir as regras que ele estabeleceu, mas os novos planos são um reconhecimento de que muitas pessoas não estão levando os avisos a sério.

Nada disso acontecerá imediatamente, embora, à medida que mais pessoas testem positivo para o vírus, nosso esboço do problema esteja ficando mais claro, bem como a necessidade de uma ação rápida e decisiva.

O governo federal relutou em pedir uma ordem de “permanecer em casa”. Mas as autoridades disseram que o governo tem instruído o Congresso, os estados e os líderes da indústria sobre uma possível paralisação que pode começar na próxima semana e depois que o presidente tocar na Lei Stafford, que alguns dizem permitir uma quarentena nacional.

Guarda Nacional para segurança

Vários estados já convocaram suas unidades da Guarda Nacional. Mas Trump estaria com a intenção de convocá-los para ajudar a reforçar a quarentena em todo o país para evitar saqueadores e qualquer outro tipo de violência. Com informações do Washington Examiner.

O post Trump analisa decretar quarentena em todo o país em combate ao coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News