Um homem do condado de Sussex, 60 anos, testou positivo para uma rara doença transmitida por mosquitos após apresentar sintomas no mês passado, informou o Departamento de Saúde de New Jersey na quarta-feira.

O homem testou positivo para o vírus Jamestown Canyon ou JCV, depois de desenvolver febre e sintomas neurológicos no mês de maio, tornando-o o primeiro caso de uma doença transmitida por mosquito no estado este ano e apenas o segundo caso humano de JCV relatado em New Jersey. O primeiro caso foi em 2015 e também no condado de Sussex.

O vírus Jamestown Canyon é encontrado na América do Norte principalmente entre veados e mosquitos, mas também pode infectar humanos, pois é transmitido pela picada de um mosquito infectado. Os casos humanos aumentaram nos últimos anos, à medida que o reconhecimento desse vírus e os testes para ele aumentaram.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (ou CDC), “A maioria das infecções pelo vírus Jamestown Canyon ocorrem de abril a setembro. O vírus é encontrado em grande parte dos Estados Unidos. Mas Minnesota e Wisconsin relataram mais da metade de todos os casos. O recente aumento nos casos relatados provavelmente reflete o aumento da conscientização e das evidências, mas também pode ser devido a um aumento na incidência da doença”.

O vírus é relativamente raro, com apenas 145 casos relatados em todo o país nos últimos 10 anos.

A maioria dos casos de JCV ocorre entre o final da primavera e meados do outono, de acordo com o CDC, com febre, dor de cabeça e fadiga como os sintomas mais comuns. Em geral, as doenças causadas pelo JCV são leves. No entanto, foram relatadas doenças moderadas a graves do sistema nervoso central que requerem hospitalização, incluindo infecções com risco de vida, incluindo infecção encefalite ou meningite. Além disso, não existem vacinas para prevenir ou medicamentos para tratar a infecção pelo vírus Jamestown Canyon, e o tratamento é focado em cuidados de suporte.

“Se você ou alguém que você conhece apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e dor de cabeça, entre em contato com seu médico e informe se você suspeita de um mosquito ou doença transmitida por carrapatos”, disse Persichilli.

Além do JCV, os habitantes de New Jersey também correm o risco de contrair outras doenças transmitidas por mosquitos, como o vírus do Nilo Ocidental e a encefalite equina oriental, que geralmente ocorrem no verão e no início do outono. Por causa dessas doenças, o Departamento de Proteção Ambiental do estado e o Departamento de Saúde trabalham juntos para controlar a população de mosquitos e limitar o potencial desses riscos à saúde.

Os residentes do estado podem ajudar a reduzir esses riscos tomando certas medidas, incluindo a remoção de água estagnada, verificação de vasos de flores, alimentos para animais de estimação e pratos de água, banheiras de pássaros, tampas de piscinas e outros locais que contenham água. Eliminar a água parada reduz significativamente a população de mosquitos e, por sua vez, o risco de picadas de mosquitos e as doenças que eles podem transmitir.

Fonte: Brazilian Press