O técnico Renato Gaúcho manteve a tranquilidade após a derrota do Grêmio por 2 a 0 para o Flamengo, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. O treinador reconheceu a dificuldade para reverter o placar na partida da volta, em 16 de agosto, no Maracanã, e projetou foco no Brasileirão.

“Por título sempre trabalhamos, mas temos que ser realistas. O Grêmio vem da segunda divisão. Mudamos 50 ou 60% do grupo. Não vamos ganhar de todo mundo. Hoje, temos que elogiar o adversário. Sabemos que é muito qualificado, plantel com grandes jogadores”, comentou o técnico gremista. “Vamos esfriar a cabeça, virar a chave e a partir de amanhã (quinta-feira) vamos focar o Campeonato Brasileiro.”

Ele revelou qual é o maior objetivo do clube nesta temporada: conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2024. “É como vejo o maior mérito, o grande troféu para o time. Por tudo que passou nos últimos meses, quando veio da Série B, e também pelo que mostrou até agora em 2023, quando conquistamos o Estadual, a Recopa Gaúcha e brigamos ainda na Copa do Brasil, porque não podemos desistir de lutar.”

Em relação ao jogo, ele foi claro na sua definição, comparando a diferença técnica entre os dois times. “Nós não jogamos bem e temos que elogiar a qualidade do adversário. E deu tudo certo para eles hoje. O Flamengo têm dois ou três jogadores de muita qualidade, de nível de seleção brasileira. Não rendemos o que poderíamos, e temos que dar méritos ao adversário.”

Renato lembrou que o seu time teve uma boa chance no começo. “Tivemos uma chance claríssima no começo do jogo com o Villasanti, que, se fizéssemos, poderia mudar toda a história do jogo. Poderia ser diferente… depois eles marcaram o primeiro gol, tiveram o pênalti, defendido pelo nosso goleiro, e no segundo tempo fizeram o segundo gol e ficou difícil”. E ainda fez um elogio aos seus jogadores: “Ninguém pode falar que faltou vontade. Mas apenas vontade não se ganha jogo diante de um adversário tão qualificado. Infelizmente, não deu”.

Sobre a atuação do árbitro paulista Raphael Claus, o técnico fez questão de deixar claro que não teve nenhuma interferência no jogo. “O Claus foi nota 10. Teve um errinho aqui, outro ali, que é normal. Mas na média, apitou como se deve, foi muito bem. Absolutamente não atrapalhou em anda, apitando bem tanto pra o Grêmio como para o Flamengo.”

Renato Gaúcho explicou o motivo pelo qual se dirigiu ao quarteto de arbitragem ao final do jogo, para uma eventual reclamação. “Eu queria saber por que ele não deu um segundo amarelo para o Wesley ali no primeiro tempo. Mas nos vestiários eu vi que não foi nada e está tudo certo”, revelou.

REFORÇOS

O técnico voltou a garantir que Luis Suárez “é nosso principal reforço, porque vai ficar conosco até o fim do ano” e que “acabou a novela”. Mas ele garante que virão outros reforços. “No domingo eu estive no clube, conversei com o presidente, vimos alguns nomes e vai chegar gente nova aí.”

O técnico lembrou que ainda precisa de um “cão de guarda” no meio-campo e até lembrou que “até pouco tempo nós tínhamos o Thiago Santos (que foi para o Fluminense)”. Ele voltou a repetir que não é por causa desta derrota que o grupo vai sofrer uma “caça à bruxas”.

“Não podemos fazer isso, dizer que tudo está errado e ninguém serve. Pelo contrário, temos que dar valor ao nosso trabalho até agora, com bons resultado em todas competições que disputados. É seguir trabalhando e buscando sempre melhorar”, declarou.