16/01/201816h09O Banco Central sugeriu que a Caixa Econômica Federal afaste seus vice-presidentes após investigações do próprio banco e do MPF (Ministério Público Federal) apontarem suspeitas de corrupção e outras irregularidades envolvendo executivos da instituição.
A recomendação é a segunda desde o mês passado.
A Procuradoria da República no Distrito Federal, que conduz apurações sobre esquemas de desvio na Caixa, requereu ao banco e ao Palácio do Planalto a destituição dos vices em dezembro, mas a Casa Civil, seguindo orientação do presidente Michel Temer, alegou que não tinha competência para isso.
Na última quinta (11), os investigadores reiteraram a sugestão e avisaram a , na esfera cível, se mantiver vices que venham a ser acusados de crimes.
O pedido do BC, segundo apurou a Folha, foi elaborado após informações sobre a situação dos executivos serem encaminhadas à área de fiscalização do Banco Central.
Nesta terça, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, se reuniu com o presidente do BC, Ilan Goldfajn. Na véspera, Occhi informou desconhecer a solicitação.
O atendimento às duas recomendações dependerá da avaliação das circunstâncias políticas.
O porque teme retaliação dos partidos que os indicaram na discussão e na votação da reforma da Previdência.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: